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Consumidor deve ficar atento para não cair no golpe do buffet
Publicado em 27/07/2016
Procon Assembleia dá dicas para evitar sofrer calote na contratação de fornecedores de eventos
Para evitar sofrer o dissabor de ter sua festa frustrada pelo calote do buffet ou de outros fornecedores, os noivos, debutantes e demais contratantes devem ficar atentos a algumas dicas dos serviços de proteção ao consumidor.
Segundo o Procon Assembleia, é preciso conhecer quem é o fornecedor, ou seja, saber seus endereços físicos e acompanhar sua agenda de prestação de serviços, investigar com quem já os contratou para saber a satisfação do que foi entregue.
Outra dica importante é conhecer os sócios dos estabelecimentos. “É preciso exigir deles o contrato social atualizado para saber quem são os sócios, porque depois, se a empresa quebra, só achando os sócios para ter a possibilidade de almejar algum tipo de indenização”, explica o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa.
O advogado recomenda ainda que o consumidor consulte o Procon e a Justiça para ver se aquela empresa tem algum processo de indenização ou reclamação. O contratante deve exigir o contrato por escrito para ter mais garantias. Outra dica é não pagar tudo de uma vez. O ideal é deixar pelo menos 50% para depois que o evento ocorrer. Se a empresa pede tudo antes é porque não tem capital de giro”, disse.
Se tudo der errado, como deu no caso do Buffet D′Paula, a saída é procurar a Justiça e tentar ser ressarcido. Mesmo assim, Barbosa lembra que ainda há risco de não conseguir receber o dinheiro de volta, pois há outros pontos, como os direitos trabalhistas, que serão pagos antes de indenizar o consumidor.
Para evitar sofrer o dissabor de ter sua festa frustrada pelo calote do buffet ou de outros fornecedores, os noivos, debutantes e demais contratantes devem ficar atentos a algumas dicas dos serviços de proteção ao consumidor.
Segundo o Procon Assembleia, é preciso conhecer quem é o fornecedor, ou seja, saber seus endereços físicos e acompanhar sua agenda de prestação de serviços, investigar com quem já os contratou para saber a satisfação do que foi entregue.
Outra dica importante é conhecer os sócios dos estabelecimentos. “É preciso exigir deles o contrato social atualizado para saber quem são os sócios, porque depois, se a empresa quebra, só achando os sócios para ter a possibilidade de almejar algum tipo de indenização”, explica o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa.
O advogado recomenda ainda que o consumidor consulte o Procon e a Justiça para ver se aquela empresa tem algum processo de indenização ou reclamação. O contratante deve exigir o contrato por escrito para ter mais garantias. Outra dica é não pagar tudo de uma vez. O ideal é deixar pelo menos 50% para depois que o evento ocorrer. Se a empresa pede tudo antes é porque não tem capital de giro”, disse.
Se tudo der errado, como deu no caso do Buffet D′Paula, a saída é procurar a Justiça e tentar ser ressarcido. Mesmo assim, Barbosa lembra que ainda há risco de não conseguir receber o dinheiro de volta, pois há outros pontos, como os direitos trabalhistas, que serão pagos antes de indenizar o consumidor.
Fonte: Estado de Minas - 26/07/2016
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