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Sucesso nos Negócios: Planejamento antecipa riscos
Publicado em 29/04/2016
Para o sucesso de qualquer empreendimento é importante fazer o plano de negócios
Rio - Para empreender, não basta ter uma boa ideia e recursos financeiros para investir. É preciso planejar detalhadamente o negócio para analisar custos, antecipar possíveis riscos e evitar desperdício de tempo e dinheiro. O futuro empresário deverá apresentar, de início, a proposta de valor do empreendimento e identificar os diferenciais do seu negócio. Qual o benefício ou a facilidade oferecida aos clientes? Também é interessante fazer projeções financeiras para avaliar se terá condições de sustentar a operação até o negócio começar a dar lucro.
PERGUNTA E RESPOSTA
Sou jornalista e penso em abrir uma empresa de assessoria de imprensa com uma amiga. Preciso fazer um plano de negócios? Por onde devo começar?, Alessandra Torres, por telefone
Prezada Alessandra, o sucesso de qualquer empreendimento depende de um bom planejamento e, por isso, é importante fazer o plano de negócios. Primeiro você deverá identificar qual a proposta de valor que o seu negócio vai oferecer. Pense sobre o que sua empresa vai ofertar para o mercado que terá valor para os clientes.
O serviço de assessoria de imprensa não é novo, já existem muitos concorrentes. Sendo assim, quais são suas estratégias para se destacar e que benefícios vai oferecer? Você e sua sócia já têm uma carteira de clientes ou terão que prospectá-los? Qual de vocês tem mais habilidade comercial? Antes de se preocupar com a produção de textos, releases e avisos de pauta, vocês terão que conquistar e manter clientes.
No plano de negócios também deverá constar os canais usados para se relacionar com o público e divulgar os serviços da assessoria. Vocês pretendem se comunicar via redes sociais? Será preciso listar recursos e insumos necessários para realizar as atividades, organizar a parte financeira e o pagamento de impostos. Avalie as fontes de receita e a estrutura do custo para que a empresa funcione. Por fim, identifique os pontos fortes e fracos do negócio e veja se vale a pena abrir a empresa. Com esse plano, você poderá antecipar riscos financeiros e de imagem e evitar perda de tempo e recursos.
Rio - Para empreender, não basta ter uma boa ideia e recursos financeiros para investir. É preciso planejar detalhadamente o negócio para analisar custos, antecipar possíveis riscos e evitar desperdício de tempo e dinheiro. O futuro empresário deverá apresentar, de início, a proposta de valor do empreendimento e identificar os diferenciais do seu negócio. Qual o benefício ou a facilidade oferecida aos clientes? Também é interessante fazer projeções financeiras para avaliar se terá condições de sustentar a operação até o negócio começar a dar lucro.
PERGUNTA E RESPOSTA
Sou jornalista e penso em abrir uma empresa de assessoria de imprensa com uma amiga. Preciso fazer um plano de negócios? Por onde devo começar?, Alessandra Torres, por telefone
Prezada Alessandra, o sucesso de qualquer empreendimento depende de um bom planejamento e, por isso, é importante fazer o plano de negócios. Primeiro você deverá identificar qual a proposta de valor que o seu negócio vai oferecer. Pense sobre o que sua empresa vai ofertar para o mercado que terá valor para os clientes.
O serviço de assessoria de imprensa não é novo, já existem muitos concorrentes. Sendo assim, quais são suas estratégias para se destacar e que benefícios vai oferecer? Você e sua sócia já têm uma carteira de clientes ou terão que prospectá-los? Qual de vocês tem mais habilidade comercial? Antes de se preocupar com a produção de textos, releases e avisos de pauta, vocês terão que conquistar e manter clientes.
No plano de negócios também deverá constar os canais usados para se relacionar com o público e divulgar os serviços da assessoria. Vocês pretendem se comunicar via redes sociais? Será preciso listar recursos e insumos necessários para realizar as atividades, organizar a parte financeira e o pagamento de impostos. Avalie as fontes de receita e a estrutura do custo para que a empresa funcione. Por fim, identifique os pontos fortes e fracos do negócio e veja se vale a pena abrir a empresa. Com esse plano, você poderá antecipar riscos financeiros e de imagem e evitar perda de tempo e recursos.
Fonte: O Dia Online - 28/04/2016
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