<
Voltar para notícias
2067
pessoas já leram essa notícia
8 serviços bancários que facilitam (e muito) a vida
Publicado em 28/04/2016
Já se foram os tempos que para pagar uma conta era precisa ir até o banco e pegar uma demorada fila para chegar ao caixa.
Com o avanço da internet e smartphones, algumas ferramentas oferecidas pelos bancos podem tornar as movimentações financeiras mais ágeis e ajudar no controle dos gastos.
Confira a baixo alguns serviços bancários que facilitam a vida dos consumidores:
1- Aplicações automáticas
As instituições financeiras oferecem a possibilidade de programar investimentos mensais em aplicações financeiras, como a poupança , de forma automática. Basta o cliente escolher o melhor dia para que o banco debite de sua conta o valor a ser aplicado.
Para contratar o serviço, é necessário que a conta corrente e poupança ou aplicação financeira pertençam ao mesmo banco. Com isso, o cliente se obriga a criar uma disciplina financeira e incluir as aplicações em seu orçamento mensal.
2- Pagamentos de contas pelo celular
O consumidor tem a possibilidade de fazer o pagamento de contas por meio do celular. Basta utilizar a câmera do smartphone para ler o código de barras e o débito é realizado sem que o cliente precise digitar todos os números do documento.
3- Alertas por SMS e e-mail
O cliente pode acompanhar a situação de sua conta e os níveis de crédito utilizados ao contratar os serviços de avisos por SMS ou e-mail oferecidos pelos bancos. O cliente pode especificar os dias da semana e o período do dia em que deseja receber as mensagens, além de definir a partir de qual valor de transação deseja ser informado.
4- Fatura online
Os bancos oferecem a opção de o cliente receber a fatura online, como um documento no formato PDF; o formato é muito semelhante ao da fatura impressa. O serviço pode ser contratado pela internet, por meio de um formulário de solicitação e evita eventuais problemas na entrega pelos Correios.
5- Transferências pela agenda telefônica
Com os smartphones, alguns bancos simplificaram a transferência de valores a partir dos contatos do usuário. No Itaú, por exemplo, o cliente pode baixar o aplicativo Tokpag, que permite enviar dinheiro para contatos telefônicos que também são correntistas do banco e que possuem o app instalado.
Basta inserir o número de telefone, valor e motivo da transferência. O próprio banco rastreia as informações sobre a conta e agência da pessoa a quem os recursos serão destinados.
6- Bloqueio de transações
Por motivos de segurança, o banco pode bloquear compras online que ele considere que não se enquadram no perfil de consumo do cliente. Ao invés de precisar ligar para o call center da instituição, os clientes também podem desbloquear as comprasa partir de um código eletrônico que permite definir quais compras devem ser confirmadas por SMS.
7- Avisos de viagem
Outra função que evita o contato com o call center é a programação de aviso de viagem pelo internet banking. Criar um aviso de viagem impede que o banco bloqueie transações atípicas, feitas durante viagens ao exterior, por exemplo.
8- Históricos de tarifas cobradas pelo banco e conta
Os clientes podem acompanhar o histórico das tarifas bancárias por meio do Extrato de Serviços; assim, ele pode monitorar quais serviços do banco está utilizando de fato e se controlar para não utilizar mais serviços do que aqueles incluídos no seu pacote, evitando custos extras.
Com o avanço da internet e smartphones, algumas ferramentas oferecidas pelos bancos podem tornar as movimentações financeiras mais ágeis e ajudar no controle dos gastos.
Confira a baixo alguns serviços bancários que facilitam a vida dos consumidores:
1- Aplicações automáticas
As instituições financeiras oferecem a possibilidade de programar investimentos mensais em aplicações financeiras, como a poupança , de forma automática. Basta o cliente escolher o melhor dia para que o banco debite de sua conta o valor a ser aplicado.
Para contratar o serviço, é necessário que a conta corrente e poupança ou aplicação financeira pertençam ao mesmo banco. Com isso, o cliente se obriga a criar uma disciplina financeira e incluir as aplicações em seu orçamento mensal.
2- Pagamentos de contas pelo celular
O consumidor tem a possibilidade de fazer o pagamento de contas por meio do celular. Basta utilizar a câmera do smartphone para ler o código de barras e o débito é realizado sem que o cliente precise digitar todos os números do documento.
3- Alertas por SMS e e-mail
O cliente pode acompanhar a situação de sua conta e os níveis de crédito utilizados ao contratar os serviços de avisos por SMS ou e-mail oferecidos pelos bancos. O cliente pode especificar os dias da semana e o período do dia em que deseja receber as mensagens, além de definir a partir de qual valor de transação deseja ser informado.
4- Fatura online
Os bancos oferecem a opção de o cliente receber a fatura online, como um documento no formato PDF; o formato é muito semelhante ao da fatura impressa. O serviço pode ser contratado pela internet, por meio de um formulário de solicitação e evita eventuais problemas na entrega pelos Correios.
5- Transferências pela agenda telefônica
Com os smartphones, alguns bancos simplificaram a transferência de valores a partir dos contatos do usuário. No Itaú, por exemplo, o cliente pode baixar o aplicativo Tokpag, que permite enviar dinheiro para contatos telefônicos que também são correntistas do banco e que possuem o app instalado.
Basta inserir o número de telefone, valor e motivo da transferência. O próprio banco rastreia as informações sobre a conta e agência da pessoa a quem os recursos serão destinados.
6- Bloqueio de transações
Por motivos de segurança, o banco pode bloquear compras online que ele considere que não se enquadram no perfil de consumo do cliente. Ao invés de precisar ligar para o call center da instituição, os clientes também podem desbloquear as comprasa partir de um código eletrônico que permite definir quais compras devem ser confirmadas por SMS.
7- Avisos de viagem
Outra função que evita o contato com o call center é a programação de aviso de viagem pelo internet banking. Criar um aviso de viagem impede que o banco bloqueie transações atípicas, feitas durante viagens ao exterior, por exemplo.
8- Históricos de tarifas cobradas pelo banco e conta
Os clientes podem acompanhar o histórico das tarifas bancárias por meio do Extrato de Serviços; assim, ele pode monitorar quais serviços do banco está utilizando de fato e se controlar para não utilizar mais serviços do que aqueles incluídos no seu pacote, evitando custos extras.
Fonte: Portal do Consumidor - 27/04/2016
2067
pessoas já leram essa notícia
Notícias
- 26/11/2024 IPCA-15 sobe 0,62% em novembro, aponta IBGE
- Carrefour: entenda o caso e o que está em jogo
- Como evitar as compras por impulso e os gastos exagerados no Natal e fim de ano? Veja dicas
- Black Friday: Procon-SP já registrou mais de mil reclamações
- Economia do pente fino nos benefícios do INSS neste ano caiu para R$ 5,5 bi, diz Clayto Montes
- Novos processos seletivos do SEST SENAT oferecem vagas em diversas cidades
- Uber é condenado a indenizar passageira por acidente causado durante a viagem
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)