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Como usar a internet a seu favor ao viajar
Publicado em 28/04/2016 , por Maria Inês Dolci
Pesquisa feita pela Proteste com 388 brasileiros sobre como foram planejadas as últimas férias aponta que 68% recorreram à internet para as reservas de hospedagem e compra de passagens. Entre os entrevistados, 37% recorreram a sites de operadoras de turismo ou de agências de viagem tradicionais, como o da CVC Viagens, por exemplo, para procurar informações sobre o destino que pretendiam conhecer.
Já 50% preferiram os sites genéricos de turismo. Entre eles, está o TripAdvisor, usado como fonte de coleta de dados por 51% dos respondentes que costumam fazer reservas on-line. Nesse caso, a satisfação com as informações encontradas foi alta: acima de 58% quando se trata de sites como TripAdvisore Booking.com.
Na pesquisa 69% dos respondentes optaram por comprar as passagens aéreas direto no site das companhias.E 32% das viagens contratadas via Web pelos respondentes foram pacotes que incluíam passagem, hotel, entre outros serviços.E 13% das reservas feitas on-line pelos entrevistados eram para destinos na América do Norte e 61% no Brasil.
Problemas com os voos afetaram 14% das 196 pessoas que declararam ter comprado passagens avulsas pela Internet. Entre as reclamações estão o valor final da passagem maior do que o anunciado e condições da viagem aquém do divulgado.
Pacote de viagem não é preferência ente os participantes da pesquisa. Enquanto a maioria das viagens reservadas via Internet foram adquiridas separadamente, 32% foram pacotes. E entre as pessoas que preferiram essa opção, 40% compraram no site de alguma agência tradicionalmente conhecida, sendo a CVC Viagens a escolhida por 23% desses consumidores. E 39% adquiriram seus pacotes em agências de turismo genéricas, como Hotel Urbano.
Cerca de 76% dos respondentes se sentiram satisfeitos com os sites das agências de viagem. Contudo, entre as 161 pessoas que declararam já terem adquirido pacotes de viagem via Web, 29% revelaram que enfrentaram ao menos um problema. Desses, 19% precisaram pagar custos extras e taxas não previstas. Outros 17% consideraram que os serviços prestados durante a viagem ficaram aquém do esperado.
Como se prevenir
Os pacotes de viagem foram adquiridos com pelos menos três meses de antecedência por 56% dos entrevistados, e com apenas um mês do dia da viagem por 20%. Programar-se com antecedência é importante, pois ajuda a garantir os menores preços. Por isso, caso pretenda viajar nas férias de julho, é melhor acelerar.
Para usar a Internet a seu favor é preciso tomar algumas precauções e saber usá-la. Se você tem um perfil mais prático e quer um pacote de viagem, com passagem, hospedagem e até mesmo translado incluídos, é possível comprar um em uma agência on-line. Por outro lado, se prefere fazer as reservas de voo e hotel separadamente, a Internet também é capaz de ajudar.
É preciso pesquisar para ver se a compra separada de hospedagem e voo não sai mais em conta. E acompanhar as promoções das companhias aéreas para adquirir passagens a preços menores. O importante é que tanto a busca por informações sobre o destino quanto as reservas sejam feitas em páginas confiáveis.
Por meio da Internet é ainda possível fazer comparações entre hotéis. Além de avaliações próprias dos sites, em geral feitas por profissionais da área de turismo e depoimentos de quem já esteve hospedado no local. Seguindo essas orientações, dá para saber se vale fazer a reserva ou não. Na pesquisa 53% dos respondentes disseram ter consultado algum portal comparador antes de fazer as reservas on-line.
É importante se certificar de que todo processo é seguro. Como as compras on-line dependem de tecnologia para serem efetivadas, é importante ter certeza de que o sistema está operando normalmente e ter algo que confirme a compra. No caso de hospedagens, principalmente, é bom ter referência, fazer uma pesquisa sobre a localização, ver se alguém já reclamou sobre algo. Na compra de passagem aérea, se for fazer conexão entre voos de companhias diferentes, é necessário se assegurar de que você terá tempo suficiente para essa troca.
Já 50% preferiram os sites genéricos de turismo. Entre eles, está o TripAdvisor, usado como fonte de coleta de dados por 51% dos respondentes que costumam fazer reservas on-line. Nesse caso, a satisfação com as informações encontradas foi alta: acima de 58% quando se trata de sites como TripAdvisore Booking.com.
Na pesquisa 69% dos respondentes optaram por comprar as passagens aéreas direto no site das companhias.E 32% das viagens contratadas via Web pelos respondentes foram pacotes que incluíam passagem, hotel, entre outros serviços.E 13% das reservas feitas on-line pelos entrevistados eram para destinos na América do Norte e 61% no Brasil.
Problemas com os voos afetaram 14% das 196 pessoas que declararam ter comprado passagens avulsas pela Internet. Entre as reclamações estão o valor final da passagem maior do que o anunciado e condições da viagem aquém do divulgado.
Pacote de viagem não é preferência ente os participantes da pesquisa. Enquanto a maioria das viagens reservadas via Internet foram adquiridas separadamente, 32% foram pacotes. E entre as pessoas que preferiram essa opção, 40% compraram no site de alguma agência tradicionalmente conhecida, sendo a CVC Viagens a escolhida por 23% desses consumidores. E 39% adquiriram seus pacotes em agências de turismo genéricas, como Hotel Urbano.
Cerca de 76% dos respondentes se sentiram satisfeitos com os sites das agências de viagem. Contudo, entre as 161 pessoas que declararam já terem adquirido pacotes de viagem via Web, 29% revelaram que enfrentaram ao menos um problema. Desses, 19% precisaram pagar custos extras e taxas não previstas. Outros 17% consideraram que os serviços prestados durante a viagem ficaram aquém do esperado.
Como se prevenir
Os pacotes de viagem foram adquiridos com pelos menos três meses de antecedência por 56% dos entrevistados, e com apenas um mês do dia da viagem por 20%. Programar-se com antecedência é importante, pois ajuda a garantir os menores preços. Por isso, caso pretenda viajar nas férias de julho, é melhor acelerar.
Para usar a Internet a seu favor é preciso tomar algumas precauções e saber usá-la. Se você tem um perfil mais prático e quer um pacote de viagem, com passagem, hospedagem e até mesmo translado incluídos, é possível comprar um em uma agência on-line. Por outro lado, se prefere fazer as reservas de voo e hotel separadamente, a Internet também é capaz de ajudar.
É preciso pesquisar para ver se a compra separada de hospedagem e voo não sai mais em conta. E acompanhar as promoções das companhias aéreas para adquirir passagens a preços menores. O importante é que tanto a busca por informações sobre o destino quanto as reservas sejam feitas em páginas confiáveis.
Por meio da Internet é ainda possível fazer comparações entre hotéis. Além de avaliações próprias dos sites, em geral feitas por profissionais da área de turismo e depoimentos de quem já esteve hospedado no local. Seguindo essas orientações, dá para saber se vale fazer a reserva ou não. Na pesquisa 53% dos respondentes disseram ter consultado algum portal comparador antes de fazer as reservas on-line.
É importante se certificar de que todo processo é seguro. Como as compras on-line dependem de tecnologia para serem efetivadas, é importante ter certeza de que o sistema está operando normalmente e ter algo que confirme a compra. No caso de hospedagens, principalmente, é bom ter referência, fazer uma pesquisa sobre a localização, ver se alguém já reclamou sobre algo. Na compra de passagem aérea, se for fazer conexão entre voos de companhias diferentes, é necessário se assegurar de que você terá tempo suficiente para essa troca.
Fonte: Folha Online - 27/04/2016
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