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Audi e Volks ampliam lista de recalls por airbags da Takata no Brasil
Publicado em 06/04/2016
Airbags podem lançar fragmentos da carcaça nos passageiros. No total, 8 marcas já convocaram recall pelo problema no Brasil.
A Audi e a Volkswagen engrossaram a lista de marcas que convocaram recall no Brasil por causa de airbags defeituosos da fabricante japonesa Takata, que já provocaram a convocação de mais de 30 milhões de carros no mundo inteiro. Agora, o total é de 8 marcas envolvidas no Brasil.
As duas montadoras, que fazem parte do mesmo grupo, anunciaram campanhas recentemente para os modelos Audi Q5 e VW Tiguan, por airbags que podem lançar fragmentos da carcaça em direção aos passageiros.
Elas não identificaram a fabricante do equipamento imediatamente, embora um recall pelo mesmo motivo e com a mesma data de fabricação tenha sido anunciado nos Estados Unidos, identificando a fornecedora das peças como sendo Takata.
A Volkswagen do Brasil preferiu não relacionar o problema em 33 unidades do Tiguan com a fornecedora japonesa, que não aparece no comunicado de recall. Questionada pelo G1, a empresa disse que não pode informar quem é a fabricante do dispositivo com defeito.
Agora lateral
A falha é exatamente a mesma identificada nos dispositivos frontais da Takata, que estão relacionados a 10 mortes no mundo inteiro. A diferença é que nestes novos casos a falha se dá pela primeira vez em airbags laterais.
A ampliação dos recalls foi provocada por causa de um acidente registrado em junho de 2015 nos Estados Unidos, no qual um motorista foi atingido por estilhaços do airbag lateral de um Tiguan.
Os ferimentos foram superficiais, mas suficientes para abrir uma investigação na agência norte-americana de segurança viária.
Em seguida, as duas marcas do grupo Volkswagen convocaram Q5 e Tiguan para a oficina nos EUA em fevereiro. O lote de peças com defeito se restringe a um pequeno período de produção, por enquanto, diferentemente do problema com os airbags frontais, que afeta veículos produzidos desde 2004.
A mesma falha em airbags laterais foi notificada em março no Brasil, por Audi e Volkswagen, inclusive com as mesmas datas de fabricação da campanha nos EUA. Inicialmente, a Audi também não relacionou a campanha no Brasil com a Takata, mas posteriormente admitiu ao G1 que se trata do mesmo caso relatado nos EUA.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o recall deve informar aos consumidores qual o defeito apresentado, os riscos e suas implicações, mas não obriga as fabricantes a divulgarem o nome da empresa que produziu a peça com defeito.
No Brasil
A Volkswagen chamou 33 unidades do Tiguan em 23 de fevereiro. Já a Audi convocou, em 28 de fevereiro, 13 proprietários do Q5 no Brasil. .
CHASSIS ENVOLVIDOS:
(numeração não sequencial)
Audi Q5 2.0 TFSI (2015) - de 8R_A087146 a 8R_A089233
Audi SQ5 3.0 TFSI (2015) - 8R_A087924
Volkswagen Tiguan - de FW569910 até FW572560
De acordo com os comunicados, que não citam a Takata, os airbags laterais dianteiros podem lançar fragmentos da carcaça do gerador de gás em direção aos passageiros, no caso de acidente.
A substituição gratuita do airbag lateral dos modelos Audi e Volkswagenx deve ser agendada em uma concessionária e deve levar de 3 horas e 30 minutos (Audi) e 4 horas (Volkswagen).
Maior recall da história
O caso da Takata surgiu em 2013, quando a fabricante de airbags informou que alguns dispositivos, ao se abrirem, poderiam explodir e lançar pedaços de metal, com risco de lesões ou mesmo de morte.
Como a empresa fornece o equipamento para diversas montadoras, o defeito resultou no maior recall da história. Mais de 30 milhões de veículos em todo o mundo já foram chamados para inspeção e troca do airbag desde então, inclusive no Brasil.
Só em 2015, os recalls de airbags envolveram 1,3 milhão de carros no Brasil, contribuindo para o recorde histórico de chamados. Nenhum acidente foi relatado no país.
Segundo as autoridades, a maioria das mortes e ferimentos causadas pelas bolsas defeituosas ocorreram em acidentes em baixas velocidades, nos quais as vítimas provavelmente sobreviveriam.
Mesmo depois de anos de investigação ainda não se sabe exatamente o que provoca a explosão mais forte dos airbags Takata. No mês passado, um grupo de cientistas contratados pelas montadoras afirmou que o defeito é causado por uma combinação de três fatores.
A 10ª morte ligada aos airbags da Takata foi confirmada em janeiro deste ano nos Estados Unidos. Os ferimentos dos estilhaços são comparados a facadas, segundo relatos.
Todos os recalls
Chrysler, Honda, Nissan, Subaru, Toyota e Mitusbishi já convocaram unidades vendidas no Brasil para verificação do airbag da Takata.
Os modelos chamados foram:
- Honda Accord, Civic, CR-V e Fit;
- Toyota Corolla, Fielder, Hilux, SW4 e RAV4;
- Nissan March, Versa, Frontier e Pathfinder;
- Subaru Impreza WRX;
- Chrysler 300C e RAM 2500;
- Mitsubishi Lancer Evo VIII e Evo IX.
Veja chamados da Honda:
(abril/2013) Honda faz recall de 23.352 unidades de Civic e CR-V no Brasil
(junho/2014) Honda faz recall de 20.908 Civic e CR-V por falha em airbag
(setembro/2014) Honda convoca recall de 5.573 unidades de Civic, CR-V e Accord
(dezembro/2014) Honda amplia recall de Accord, Civic, CR-V e inclui Fit por falha no airbag
(maio/2015) Honda chama quase 300 mil veículos para recall em airbag
(julho/2015) Honda faz recall de 477.580 unidades de Fit, City, Civic e CR-V no Brasil
(fevereiro/2016) Honda chama mais 164 mil Fit e City no caso de ′airbags mortais′
Veja chamados da Toyota:
(maio/2013) Toyota inicia segunda fase de recall do Corolla no Brasil por airbag
(junho/2014) Toyota anuncia recall de 28.148 Corollas por falha em airbag
(dezembro/2014) Toyota convoca recall do Corolla por problema no airbag do passageiro
(maio/2015) Airbag com defeito provoca recall de mais 128 mil carros no Brasil
(outubro/2015) Toyota faz recall de 424.641 veículos no Brasil por airbags mortais
Veja chamados da Nissan:
(abril/2013) Nissan anuncia recall de 148 Frontier e Pathfinder no Brasil
(julho/2014) Nissan amplia recall de Pathfinder por problema em airbag
(dezembro/2014) Nissan amplia recall no Brasil por problema em airbag, incluindo March
(julho/2015) Nissan amplia recall por airbags mortais no Brasil
Veja chamado da Subaru:
(julho/2015) Subaru faz 1º recall no Brasil por causa de airbags mortais
Veja chamado da Fiat Chrysler:
(agosto/2015) Chrysler 300C e RAM 2500 são chamados para recall
Veja chamado da Mitsubishi:
(novembro/2015) Mitsubishi engrossa lista de recalls no Brasil por airbag mortalVeja chamados da Toyota:
A Audi e a Volkswagen engrossaram a lista de marcas que convocaram recall no Brasil por causa de airbags defeituosos da fabricante japonesa Takata, que já provocaram a convocação de mais de 30 milhões de carros no mundo inteiro. Agora, o total é de 8 marcas envolvidas no Brasil.
As duas montadoras, que fazem parte do mesmo grupo, anunciaram campanhas recentemente para os modelos Audi Q5 e VW Tiguan, por airbags que podem lançar fragmentos da carcaça em direção aos passageiros.
Elas não identificaram a fabricante do equipamento imediatamente, embora um recall pelo mesmo motivo e com a mesma data de fabricação tenha sido anunciado nos Estados Unidos, identificando a fornecedora das peças como sendo Takata.
A Volkswagen do Brasil preferiu não relacionar o problema em 33 unidades do Tiguan com a fornecedora japonesa, que não aparece no comunicado de recall. Questionada pelo G1, a empresa disse que não pode informar quem é a fabricante do dispositivo com defeito.
Agora lateral
A falha é exatamente a mesma identificada nos dispositivos frontais da Takata, que estão relacionados a 10 mortes no mundo inteiro. A diferença é que nestes novos casos a falha se dá pela primeira vez em airbags laterais.
A ampliação dos recalls foi provocada por causa de um acidente registrado em junho de 2015 nos Estados Unidos, no qual um motorista foi atingido por estilhaços do airbag lateral de um Tiguan.
Os ferimentos foram superficiais, mas suficientes para abrir uma investigação na agência norte-americana de segurança viária.
Em seguida, as duas marcas do grupo Volkswagen convocaram Q5 e Tiguan para a oficina nos EUA em fevereiro. O lote de peças com defeito se restringe a um pequeno período de produção, por enquanto, diferentemente do problema com os airbags frontais, que afeta veículos produzidos desde 2004.
A mesma falha em airbags laterais foi notificada em março no Brasil, por Audi e Volkswagen, inclusive com as mesmas datas de fabricação da campanha nos EUA. Inicialmente, a Audi também não relacionou a campanha no Brasil com a Takata, mas posteriormente admitiu ao G1 que se trata do mesmo caso relatado nos EUA.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o recall deve informar aos consumidores qual o defeito apresentado, os riscos e suas implicações, mas não obriga as fabricantes a divulgarem o nome da empresa que produziu a peça com defeito.
No Brasil
A Volkswagen chamou 33 unidades do Tiguan em 23 de fevereiro. Já a Audi convocou, em 28 de fevereiro, 13 proprietários do Q5 no Brasil. .
CHASSIS ENVOLVIDOS:
(numeração não sequencial)
Audi Q5 2.0 TFSI (2015) - de 8R_A087146 a 8R_A089233
Audi SQ5 3.0 TFSI (2015) - 8R_A087924
Volkswagen Tiguan - de FW569910 até FW572560
De acordo com os comunicados, que não citam a Takata, os airbags laterais dianteiros podem lançar fragmentos da carcaça do gerador de gás em direção aos passageiros, no caso de acidente.
A substituição gratuita do airbag lateral dos modelos Audi e Volkswagenx deve ser agendada em uma concessionária e deve levar de 3 horas e 30 minutos (Audi) e 4 horas (Volkswagen).
Maior recall da história
O caso da Takata surgiu em 2013, quando a fabricante de airbags informou que alguns dispositivos, ao se abrirem, poderiam explodir e lançar pedaços de metal, com risco de lesões ou mesmo de morte.
Como a empresa fornece o equipamento para diversas montadoras, o defeito resultou no maior recall da história. Mais de 30 milhões de veículos em todo o mundo já foram chamados para inspeção e troca do airbag desde então, inclusive no Brasil.
Só em 2015, os recalls de airbags envolveram 1,3 milhão de carros no Brasil, contribuindo para o recorde histórico de chamados. Nenhum acidente foi relatado no país.
Segundo as autoridades, a maioria das mortes e ferimentos causadas pelas bolsas defeituosas ocorreram em acidentes em baixas velocidades, nos quais as vítimas provavelmente sobreviveriam.
Mesmo depois de anos de investigação ainda não se sabe exatamente o que provoca a explosão mais forte dos airbags Takata. No mês passado, um grupo de cientistas contratados pelas montadoras afirmou que o defeito é causado por uma combinação de três fatores.
A 10ª morte ligada aos airbags da Takata foi confirmada em janeiro deste ano nos Estados Unidos. Os ferimentos dos estilhaços são comparados a facadas, segundo relatos.
Todos os recalls
Chrysler, Honda, Nissan, Subaru, Toyota e Mitusbishi já convocaram unidades vendidas no Brasil para verificação do airbag da Takata.
Os modelos chamados foram:
- Honda Accord, Civic, CR-V e Fit;
- Toyota Corolla, Fielder, Hilux, SW4 e RAV4;
- Nissan March, Versa, Frontier e Pathfinder;
- Subaru Impreza WRX;
- Chrysler 300C e RAM 2500;
- Mitsubishi Lancer Evo VIII e Evo IX.
Veja chamados da Honda:
(abril/2013) Honda faz recall de 23.352 unidades de Civic e CR-V no Brasil
(junho/2014) Honda faz recall de 20.908 Civic e CR-V por falha em airbag
(setembro/2014) Honda convoca recall de 5.573 unidades de Civic, CR-V e Accord
(dezembro/2014) Honda amplia recall de Accord, Civic, CR-V e inclui Fit por falha no airbag
(maio/2015) Honda chama quase 300 mil veículos para recall em airbag
(julho/2015) Honda faz recall de 477.580 unidades de Fit, City, Civic e CR-V no Brasil
(fevereiro/2016) Honda chama mais 164 mil Fit e City no caso de ′airbags mortais′
Veja chamados da Toyota:
(maio/2013) Toyota inicia segunda fase de recall do Corolla no Brasil por airbag
(junho/2014) Toyota anuncia recall de 28.148 Corollas por falha em airbag
(dezembro/2014) Toyota convoca recall do Corolla por problema no airbag do passageiro
(maio/2015) Airbag com defeito provoca recall de mais 128 mil carros no Brasil
(outubro/2015) Toyota faz recall de 424.641 veículos no Brasil por airbags mortais
Veja chamados da Nissan:
(abril/2013) Nissan anuncia recall de 148 Frontier e Pathfinder no Brasil
(julho/2014) Nissan amplia recall de Pathfinder por problema em airbag
(dezembro/2014) Nissan amplia recall no Brasil por problema em airbag, incluindo March
(julho/2015) Nissan amplia recall por airbags mortais no Brasil
Veja chamado da Subaru:
(julho/2015) Subaru faz 1º recall no Brasil por causa de airbags mortais
Veja chamado da Fiat Chrysler:
(agosto/2015) Chrysler 300C e RAM 2500 são chamados para recall
Veja chamado da Mitsubishi:
(novembro/2015) Mitsubishi engrossa lista de recalls no Brasil por airbag mortalVeja chamados da Toyota:
Fonte: Portal do Consumidor - 05/04/2016
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