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Cresce número de sites que oferecem promoção em vários produtos
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Cresce número de sites que oferecem promoção em vários produtos

Publicado em 29/03/2016 , por ANGÉLICA MARTINS

Cupom de desconto reduz preço à metade

Rio - Febre nos Estados Unidos, os cupons de desconto para compras no comércio têm ganhado mais destaque no mercado consumidor brasileiro como forma de garantir alguma economia. As promoções, geralmente disponibilizadas em sites especializados na internet, dão abatimento de até 50% em diferentes itens, como alimentos, produtos de limpeza e de beleza, e até eletrodomésticos.

O Cuponeria (www.cuponeria.com.br) é um dos que oferecem abatimentos em itens de consumo. Os cupons são oferecidos por meio de códigos. Para desfrutar do benefício, o comprador precisa apenas clicar na categoria “Supermercados", escolher os que deseja, imprimir e levar até o estabelecimento indicado. Há cupons para grandes redes, como Pão de Açúcar e Extra.

O Cia dos Descontos foi o primeiro criado no país e tem parceiros como Walmart, Natura, Centauro, Ricardo Eletro, Men′s Market, Saraiva, entre outros. Para utilizá-los, o usuário acessa o site www.ciadosdescontos.com, clica em Ver Desconto e já é direcionado à página da loja parceira. Na hora de fechar a compra, o valor será abatido direto no carrinho.

“É difícil dizer se a crise é boa para alguém, mas tem seu lado positivo. É tão simples quanto a lei da oferta x demanda: como a procura por produtos caiu, devido à redução do poder de compra, as lojas tiveram que se adaptar e oferecer promoções para atrair seus consumidores. Quem ganha com isso? Os clientes! Hoje temos mais de 400 parceiros e todo dia recebemos diversas promoções”, explica Idalberto Junior, sócio e Diretor de Marketing do Cia dos Descontos.

Além de alimentação, os consumidores também podem aproveitar os cupons para itens de linha branca. O Cuponation (www.cuponation.com.br), restrito à compras online, fez um levantamento mostrando que é possível economizar até R$ 656,66. A empresa simulou os descontos oferecidos em geladeira, lavadora de roupas, fogão e micro-ondas. Ao adquirir os quatro itens sem a utilização de cupom de desconto online, o valor total da compra ultrapassaria os R$ 4,3 mil. Com os descontos, o total foi de R$ 3,7 mil, o que representa uma economia de 15% ao consumidor. “A economia obtida pelo consumidor é muito significativa e ele ainda pode utilizá-la para adquirir um novo produto ou até mesmo guardar esse dinheiro”, explica Maria Fernanda Antunes Junqueira, cofundadora do site.

Crise estimula procura

A delegada Ana Paula Faria, 36 anos, usa o site Cuponeria semanalmente e conta que chega a economizar até R$ 20 por produto. A moradora do Leblon compra de tudo mais barato: produto de limpeza, alimentos e artigos de beleza. Para ela, a economia gerada com as promoções fornece mais verba para ela completar as compras de mês.

“Acho prático, principalmente por sempre ter descontos reais e expressivos. Por exemplo, já consegui baratear R$ 20 de produtos de limpeza. Com o dinheiro que sobra, eu faço o resto das compras ou levo ainda mais quantidade para casa”, explicou.
 


 

De acordo com Ana Paula, esse recurso se tornou necessário após a crise econômica elevar os preços dos alimentos. “Tudo está muito caro, então é necessário achar uma saída para conseguir controlar o orçamento”, disse.

Já o engenheiro químico João Riviera, 28 anos, usa o site de descontos Méliuz (www.meliuz.com.br) e conta que já economizou R$ 1.700 desde 2013. “Compro de tudo com os cupons, até televisão já troquei economizando pelo site”.

Para ele, a vantagem é fazer as compras sem sair de casa, já que o portal é exclusivo para o e-commerce. “As lojas online normalmente são mais baratas, e com os cupons passa a valer ainda mais a pena. Com a crise, temos que pensar muito bem nossas aquisições e, quando possível, com desconto”, disse.

Proteste recomenda leitura atenta das regras da oferta

Antes de adquirir produtos e até cupons pela internet, é preciso tomar alguns cuidados para evitar irregularidades. A primeira dica é saber que todo consumidor tem o direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor de arrepender-se da compra e devolver o produto num prazo de sete dias, mesmo que a compra tenha sido feita por e-commerce.

“Há empresas que criam regras próprias para dificultar a conversão desses cupons em novas compras”, alerta a coordenadora da Fundação Proteste, Maria Inês Dolci, que orienta ler todas as regras estabelecidas antes de fazer a transação.

Também é preciso ter cautela com descontos anunciados no site da loja por um valor menor que o divulgado em outros canais da internet. Se isso ocorrer, pode-se reclamar com a loja ou procurar órgãos de defesa do consumidor para exigir o maior desconto.

Prestar atenção ao prazo da promoção é outra dica para evitar problemas. Enquanto a promoção estiver anunciada, ela é válida, alerta a coordenadora da Proteste. Se o consumidor puder comprovar o desconto divulgado guardando ou imprimindo as informações, é uma arma para assegurar seus direitos.

É preciso, também, verificar se há possíveis cobranças para utilizar o cupom. “Qualquer custo neste sentido é uma prática abusiva, porque não configura desconto”, alerta Maria Inês. A Proteste também tem um site próprio de cupons. O www.1001cupomdedescontos.com.br oferece abatimentos em serviços e produtos. Para ter direito ao desconto, o usuário precisa entrar no site e gerar o voucher gratuitamente.

Supermercados online precisam melhorar, avalia a Proteste

Os serviços prestados pelos supermercados online ainda precisam melhorar, constatou teste feito pela Proteste Associação de Consumidores em estabelecimentos do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Entre os problemas detectados estão falta de conformidade entre o produto recebido e o pedido, cobrança de item não entregue, cobrado preço diferente do que consta no site e o estado em que o produto chega até a casa do consumidor.

Entre os 12 supermercados on-line avaliados, apenas um não foi considerado ruim no critério conservação dos produtos. No Zona Sul Atende, no Extra Delivery e no Pão de Açúcar, todos do Rio de Janeiro, o problema foi a barra de chocolate ao leite. No primeiro, ela foi colocada junto a um desodorante aerossol. Nos outros dois, a barra foi embalada com congelados, sendo entregue molhada e com aspecto de congelamento.

A associação recomenda que o cliente, ao receber as compras, é preciso conferir se os produtos estão de acordo com os da lista. “Fique também de olho na nota recebida junto às compras: o supermercado Princesa, do Rio, cobrou R$ 3,19 por um quilo de açúcar União, enquanto, no site, o pacote era oferecido por R$ 2,99”, explicou em nota.
 

Fonte: O Dia Online - 26/03/2016

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