<
Voltar para notícias
2725
pessoas já leram essa notícia
Garantia estendida vale a pena? Entenda os prós e contras
Publicado em 16/02/2016
Você certamente já ouviu falar. E, provavelmente, algum vendedor já tentou lhe oferecer também. A garantia estendida é uma forma de seguro – paga, é claro – que consiste na manutenção do produto adquirido após o vencimento da garantia original. Agora, será que vale a pena? A resposta é...: depende!
Especialistas dos órgãos de defesa do consumidor acreditam que a garantia estendida pode, sim, valer a pena. O importante é o consumidor saber exatamente o que está contratando; quais as coberturas e restrições estão descritas no serviço para saber se a oferta realmente compensa.
Três tipos de seguro se enquadram na definição de garantia estendida. A garantia estendida original cobre os mesmos itens da garantia de fábrica. A ampliada acrescenta algumas coberturas além do original de fábrica. E a garantia estendida diferenciada cobre itens diferentes dos da garantia de fábrica. Cada tipo tem seu preço. Avaliar com cuidado a fazer algumas contas é imprescindível para saber se é um bom negócio.
Uma coisa é certa: seguro faz todo sentido para coisas de alto valor na vida como a sua própria casa, sua saúde e até seu carro, por exemplo. Afinal, o custo de um reparo de itens desse tipo por atingir valores astronômicos. Agora, e para eletrônicos que fazem parte do nosso dia a dia como tablets, notebooks, smartphones?
Garantia estendida para dispositivos móveis talvez valha a pena para quem pretende ficar muito tempo com o mesmo aparelho. Mas, cá entre nós: quem quer ficar muito tempo com o mesmo smartphone ou notebook? Bom, independente disso, é que alternativas como reparos esporádicos por assistência especializadas e até outros planos de serviços talvez sejam mais interessantes do que uma garantia estendida. De novo, vale a pena comparar... Aqui nesta startup, que cresceu mais de 300% no último ano, por um valor mensal, se qualquer coisa acontecer com seu celular, por exemplo, eles resolvem...rápido!
Vale lembrar que por ser uma forma de seguro, a assistência técnica e atendimento das garantias estendidas não costumam ser dos mais rápidos. Além disso, muita coisa – como acidentes por mau uso – fica fora da cobertura na maioria dos serviços.
Então chega de aceitar ofertas de vendedores por impulso. Pesquise sempre o produto que deseja adquirir e veja se a marca oferece garantia estendida. A partir daí, compare o serviço adicional com outros planos e até mesmo com o número de vezes que possivelmente você possa precisar de assistência técnicas ou manutenção do equipamento. Assim você acerta na escolha, economiza um bom dinheiro e evita dor de cabeça quando precisar acionar o seguro.
Especialistas dos órgãos de defesa do consumidor acreditam que a garantia estendida pode, sim, valer a pena. O importante é o consumidor saber exatamente o que está contratando; quais as coberturas e restrições estão descritas no serviço para saber se a oferta realmente compensa.
Três tipos de seguro se enquadram na definição de garantia estendida. A garantia estendida original cobre os mesmos itens da garantia de fábrica. A ampliada acrescenta algumas coberturas além do original de fábrica. E a garantia estendida diferenciada cobre itens diferentes dos da garantia de fábrica. Cada tipo tem seu preço. Avaliar com cuidado a fazer algumas contas é imprescindível para saber se é um bom negócio.
Uma coisa é certa: seguro faz todo sentido para coisas de alto valor na vida como a sua própria casa, sua saúde e até seu carro, por exemplo. Afinal, o custo de um reparo de itens desse tipo por atingir valores astronômicos. Agora, e para eletrônicos que fazem parte do nosso dia a dia como tablets, notebooks, smartphones?
Garantia estendida para dispositivos móveis talvez valha a pena para quem pretende ficar muito tempo com o mesmo aparelho. Mas, cá entre nós: quem quer ficar muito tempo com o mesmo smartphone ou notebook? Bom, independente disso, é que alternativas como reparos esporádicos por assistência especializadas e até outros planos de serviços talvez sejam mais interessantes do que uma garantia estendida. De novo, vale a pena comparar... Aqui nesta startup, que cresceu mais de 300% no último ano, por um valor mensal, se qualquer coisa acontecer com seu celular, por exemplo, eles resolvem...rápido!
Vale lembrar que por ser uma forma de seguro, a assistência técnica e atendimento das garantias estendidas não costumam ser dos mais rápidos. Além disso, muita coisa – como acidentes por mau uso – fica fora da cobertura na maioria dos serviços.
Então chega de aceitar ofertas de vendedores por impulso. Pesquise sempre o produto que deseja adquirir e veja se a marca oferece garantia estendida. A partir daí, compare o serviço adicional com outros planos e até mesmo com o número de vezes que possivelmente você possa precisar de assistência técnicas ou manutenção do equipamento. Assim você acerta na escolha, economiza um bom dinheiro e evita dor de cabeça quando precisar acionar o seguro.
Fonte: Portal do Consumidor - 15/02/2016
2725
pessoas já leram essa notícia
Notícias
- 16/04/2025 Com alta no preço do chocolate, vendas da Páscoa devem diminuir
- Caixa disponibiliza saque calamidade para moradores de Paraty
- Conselho autoriza ampliação do Minha Casa, Minha Vida
- Projeção de déficit no Brasil em 2025 passa de R$ 75,09 bi para R$ 73,657 bi no Prisma Fiscal
- Dono de restaurante é condenado por manter produtos vencidos
- Sem ‘pejotização’, desemprego seria muito maior
- Dispara a preocupação com a economia
- Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias estima salário mínimo em R$ 1.630,00 em 2026
- Locadora é condenada a indenizar casal preso após alugar veículo com restrição de furto e roubo
- Governo corrige tabela do Imposto de Renda com medida provisória
- British Airways indenizará por não cancelar passagens e negar reembolso
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)