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O abuso dos bancos com as tarifas bancárias
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O abuso dos bancos com as tarifas bancárias

Publicado em 27/09/2015 , por Maria Inês Dolci

Sempre orientamos o consumidor a analisar seu perfil de uso dos serviços bancários para averiguar se não vale a pena suspender a contratação de um pacote e  pagar as tarifas avulsas. Afinal, os bancos são obrigados a oferecer gratuitamente  os serviços essenciais garantidos pelo Banco Central que são limitados a: cartão de débito, 10 folhas de cheques por mês, segunda via do cartão de débito, até 4 saques por mês, consultas pela internet, duas transferências por mês, entre contas na própria instituição e compensação de cheque.

O problema é que os bancos simplesmente ignoram isso e empurram os pacotes mais caros. Esta semana mesmo uma estudante relatou ter sido surpreendida ao consultar o extrato de sua conta universitária no Itaú, com o aviso de que o valor cobrado pelo pacote passaria para R$ 34,00. Ela foi de imediato à agência bancária, pois pagava R$ 4,60 e com o reajuste previsto passaria para R$ 5,00 mensais.

Após esperar pelo atendimento, foi orientada pelo atendente que não deveria se preocupar, pois sua conta continuava como universitária, e aquela deveria ser uma orientação genérica do site. Como a informação do reajuste da tarifa se manteve ao consultar posteriormente o site, retornou novamente à agência e chegou a ser ironizada pelo atendente pela insistência em resolver um problema que não existiria. Mas ao olhar com cuidado o extrato de meses anteriores constatou que desde maio já vinha sendo cobrada. Uma cobrança indevida que passou despercebida, e da qual o banco se vale para engrossar seus lucros.

Orientei a universitária a não voltar mais ao banco e ir buscar os seus direitos com a ajuda de uma entidade de defesa do consumidor.  Como não pegou o protocolo de atendimento sequer poderia recorrer à ouvidoria do banco e denunciar ao Banco Central, por exemplo. Controlar o extrato bancário é obrigatório para não ser vítima dessas artimanhas.

A conta digital com uso restrito à internet e ao caixa eletrônico é uma alternativa para se livrar dessas cobranças. Ela é ideal para quem está acostumado a utilizar essas ferramentas e, no caso de contato via telefone ou agência, há cobrança de taxa. Tente contratá-la e veja se consegue.

Fonte: Folha Online - 27/09/2015

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