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Lojas antecipam queima de estoque para salvar vendas fracas de Natal
Publicado em 24/12/2015 , por PALOMA SAVEDRA
Consumidor que deixou compras para última hora já está encontrando descontos de até 50%
Rio - Às vésperas do Natal da crise, vale quase tudo para incrementar as vendas, inclusive antecipar a queima de estoque que tradicionalmente só acontece após a data. O fraco movimento nas lojas de rua e de shoppings forçou o comércio carioca a criar ofertas de última hora para atrair mais clientes. Com os descontos natalinos, que chegam a 50%, os consumidores poderão garantir alguns presentes sem prejudicar o orçamento. E quem não abre mão de agradar as crianças pode contar com promoções de brinquedos disputados pelos pequenos.
Na loja Toy Boy, no Shopping Tijuca, Zona Norte do Rio, por exemplo, uma máscara do Ben 10 que custava R$ 79,40 passou para R$ 47,40. No mesmo centro comercial, a loja Fantasia vende chaveiros das princesas da Disney com descontos de 50%: de R$ 19,90 passaram para R$ 9,90.
Presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio (CDL), Aldo Gonçalves diz que houve queda expressiva nas vendas neste fim de ano e destaca que o ‘segredo’ para aquecer o setor são as promoções nos últimos minutos e a criatividade com oferta de kits especiais. “Com a inflação e o desemprego altos as pessoas não estão consumindo. É um momento ruim pro comércio. Ainda não sabemos qual foi o recuo, mas diante dessa queda, os comerciantes têm que apelar para a criatividade com vendas casadas e ofertas de última hora. Os comerciantes esperam aumentar . Isso é previsto para a primeira semana de janeiro”, declarou Aldo.
Para não deixar de presentear a família este ano, a advogada Simone Alvim, 43 anos, passou a pesquisar preços e descontos e trocou presentes mais caros por lembranças. “Não era a minha prática. Eu comprava sem avaliar preços. Neste Natal,reduzi custos e aproveitei ofertas para presentear a família”, conta ela.
Há ainda quem priorize as crianças, deixando de fazer compras domésticas. “A solução para não estourar o orçamento foi focar nas crianças. Para elas, não pode faltar nada. Priorizo meus filhos e sobrinhos”, contou a servidora Camila Silva, 32.
Segundo o departamento de Marketing das lojas infantis Ri Happy, no Shopping Metropolitano, na Barra, e PBKids, no ParkShopping CampoGrande, investir em produtos visados pelas crianças e com preços mais acessíveis faz a diferença. Na PBKids, o conjunto de praia Frozen custa R$34,99.
Moda e beleza dominam compras online
Desbancando a preferência dos últimos anos por smartphones, os produtos de moda e beleza estão em primeiro lugar na procura dos consumidores que fazem compras pela internet. Segundo pesquisa do MercadoLivre, feita com 500 pessoas, roupas foram os itens apontados por 70% dos entrevistados como a principal opção de presente. Em seguida, estão os calçados, com 33%, os produtos de beleza (25%) e acessórios de moda, com 14%.
O levantamento mostra ainda que o valor a ser gasto por presente reduziu: 9% dos entrevistados gastarão mais de R$ 200 por presente, contra 13% em 2014. A maioria (73%) gastará até R$ 200 por presente, enquanto ano passado foram 66%.
Rio - Às vésperas do Natal da crise, vale quase tudo para incrementar as vendas, inclusive antecipar a queima de estoque que tradicionalmente só acontece após a data. O fraco movimento nas lojas de rua e de shoppings forçou o comércio carioca a criar ofertas de última hora para atrair mais clientes. Com os descontos natalinos, que chegam a 50%, os consumidores poderão garantir alguns presentes sem prejudicar o orçamento. E quem não abre mão de agradar as crianças pode contar com promoções de brinquedos disputados pelos pequenos.
Na loja Toy Boy, no Shopping Tijuca, Zona Norte do Rio, por exemplo, uma máscara do Ben 10 que custava R$ 79,40 passou para R$ 47,40. No mesmo centro comercial, a loja Fantasia vende chaveiros das princesas da Disney com descontos de 50%: de R$ 19,90 passaram para R$ 9,90.
Presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio (CDL), Aldo Gonçalves diz que houve queda expressiva nas vendas neste fim de ano e destaca que o ‘segredo’ para aquecer o setor são as promoções nos últimos minutos e a criatividade com oferta de kits especiais. “Com a inflação e o desemprego altos as pessoas não estão consumindo. É um momento ruim pro comércio. Ainda não sabemos qual foi o recuo, mas diante dessa queda, os comerciantes têm que apelar para a criatividade com vendas casadas e ofertas de última hora. Os comerciantes esperam aumentar . Isso é previsto para a primeira semana de janeiro”, declarou Aldo.
Para não deixar de presentear a família este ano, a advogada Simone Alvim, 43 anos, passou a pesquisar preços e descontos e trocou presentes mais caros por lembranças. “Não era a minha prática. Eu comprava sem avaliar preços. Neste Natal,reduzi custos e aproveitei ofertas para presentear a família”, conta ela.
Há ainda quem priorize as crianças, deixando de fazer compras domésticas. “A solução para não estourar o orçamento foi focar nas crianças. Para elas, não pode faltar nada. Priorizo meus filhos e sobrinhos”, contou a servidora Camila Silva, 32.
Segundo o departamento de Marketing das lojas infantis Ri Happy, no Shopping Metropolitano, na Barra, e PBKids, no ParkShopping CampoGrande, investir em produtos visados pelas crianças e com preços mais acessíveis faz a diferença. Na PBKids, o conjunto de praia Frozen custa R$34,99.
Moda e beleza dominam compras online
Desbancando a preferência dos últimos anos por smartphones, os produtos de moda e beleza estão em primeiro lugar na procura dos consumidores que fazem compras pela internet. Segundo pesquisa do MercadoLivre, feita com 500 pessoas, roupas foram os itens apontados por 70% dos entrevistados como a principal opção de presente. Em seguida, estão os calçados, com 33%, os produtos de beleza (25%) e acessórios de moda, com 14%.
O levantamento mostra ainda que o valor a ser gasto por presente reduziu: 9% dos entrevistados gastarão mais de R$ 200 por presente, contra 13% em 2014. A maioria (73%) gastará até R$ 200 por presente, enquanto ano passado foram 66%.
Fonte: O Dia Online - 23/12/2015
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