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Calote com cheque atinge o maior nível desde 1991
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Calote com cheque atinge o maior nível desde 1991

Publicado em 22/12/2015

Percentual de devoluções de cheques por insuficiência de fundos foi de 2,61% em novembro

O calote com cheques em todo o País atingiu, no mês passado, o maior nível da série histórica, iniciada em 1991, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. O percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos, em novembro, foi de 2,61% em relação ao total de cheques compensados.

Antes desta marca recorde, o maior valor havia sido a devolução de 2,52% observada em maio de 2009. Em outubro deste ano, a devolução foi de 2,20%. Já em novembro do ano passado, a devolução fora de 1,93%.

No acumulado de janeiro a novembro, o percentual de devoluções de cheques por falta de fundos foi de 2,23%. Esse, também, foi o maior nível para o período de toda a série histórica, ou seja, desde 1991, superando a devolução de 2,17% ocorrida no período compreendido entre janeiro e novembro de 2009.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o nível recorde da inadimplência com cheques observado em novembro deste ano é consequência direta do aprofundamento da recessão econômica, do aumento do desemprego e da queda do poder de compra da população.

Todos estes fatores comprometem de forma significativa a capacidade de pagamentos dos consumidores, levando muitos deles ao inadimplemento.

Nos Estados e regiões

Devido ao processo de revisão que está sendo efetuado pelo Banco Central sobre as estatísticas de cheques compensados ao nível dos Estados, desde setembro de 2014, retornaremos à publicação do ranking da inadimplência com cheques nos Estados quando as novas estatísticas oriundas deste processo de revisão estiverem disponíveis.

O indicador consiste no levantamento mensal sobre a quantidade de cheques devolvidos por insuficiência de fundos em relação ao total de cheques compensados. Para efeito do cômputo do indicador, somente é considerada a segunda devolução por insuficiência de fundos.

Fonte: Portal do Consumidor - 21/12/2015

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