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Últimos dias para fazer compras de Natal pela internet e receber o presente a tempo
Publicado em 10/12/2015
O consumidor que pretende chamar o Papai Noel com um clique deve se apressar para apertar o botão. Especialistas orientam que dia 10, amanhã, é a data limite para minimizar riscos de atraso na entrega dos presentes de Natal comprados na internet. Este ano, o Procon Estadual do Rio registrou 252 reclamações contra o Correios, a maioria referente a problemas de entrega de encomendas. O Serviço de Proteção ao Consumidor informou que o prazo para entrega é sempre estipulado pelo site, e a informação deve ser repassada ao consumidor.
— Algumas empresas não têm capacidade logística para dar conta do volume de pedidos. Mas, se houve cobrança de frete, é compromisso cumprir o prazo. Se a compra prevê distribuição pelo Correios, mas a empresa se recusa a entrega no endereço por questões de segurança, não pode haver cobrança — explica o presidente do Procon Estadual, Sérgio Eiras.
O órgão diz que o ideal é acompanhar os preços dos produtos por um mês, para não comprar um artigo que só tem selo de oferta e desconto, mas é mais caro. O Instituto Brasileiro de Defesa de Consumidor (Idec) orienta a observar as condições de pagamento.
— Não deixe de verificar também se o preço ofertado é o mesmo que está sendo cobrado. O consumidor deve guardar e-mails e confirmações de compra, assim como cópias das notas fiscais e recibos de entrega — diz Christian Printes, advogado do Idec.
O Correios informou estar preparado para atender ao aumento do fluxo de encomendas nessa época. Entre as ações adotadas pela estatal está o aumento da capacidade produtiva dos Correios, o que inclui a utilização de recursos adicionais, tais como pessoal temporário e linhas extras de transporte de superfície e aérea. Todo essa estrutura foi montada com base em projeções da demanda, expectativas de vendas dos principais clientes, análises de mercado e histórico de anos anteriores. Quanto às reclamações, quando receber o comunicado oficial, os Correios apresentarão ao Procon as suas explicações relativas a cada caso.
Celular: use aplicativos
Nesta época do ano, também há ameças virtuais que podem gerar dor de cabeça aos consumidores como roubo de dados pessoais e clonagem de cartões. De acordo com Leandro Bennaton, gerente global de Segurança e Compliance do Terra Networks, no Natal há um aumento significativo de ataques de hackers, especialmente enviando e-mails falsos para contaminar computadores com vírus.
— O Brasil se tornou o segundo maior gerador de cibercrime do mundo. Observe se o site está protegido, se tem o cadeado e evite clicar em links enviados por e-mails. Para quem faz compras pelo celular, é mais seguro utilizar e baixar os aplicativos das lojas que, em geral, tem maior confiabilidade.
— Algumas empresas não têm capacidade logística para dar conta do volume de pedidos. Mas, se houve cobrança de frete, é compromisso cumprir o prazo. Se a compra prevê distribuição pelo Correios, mas a empresa se recusa a entrega no endereço por questões de segurança, não pode haver cobrança — explica o presidente do Procon Estadual, Sérgio Eiras.
O órgão diz que o ideal é acompanhar os preços dos produtos por um mês, para não comprar um artigo que só tem selo de oferta e desconto, mas é mais caro. O Instituto Brasileiro de Defesa de Consumidor (Idec) orienta a observar as condições de pagamento.
— Não deixe de verificar também se o preço ofertado é o mesmo que está sendo cobrado. O consumidor deve guardar e-mails e confirmações de compra, assim como cópias das notas fiscais e recibos de entrega — diz Christian Printes, advogado do Idec.
O Correios informou estar preparado para atender ao aumento do fluxo de encomendas nessa época. Entre as ações adotadas pela estatal está o aumento da capacidade produtiva dos Correios, o que inclui a utilização de recursos adicionais, tais como pessoal temporário e linhas extras de transporte de superfície e aérea. Todo essa estrutura foi montada com base em projeções da demanda, expectativas de vendas dos principais clientes, análises de mercado e histórico de anos anteriores. Quanto às reclamações, quando receber o comunicado oficial, os Correios apresentarão ao Procon as suas explicações relativas a cada caso.
Celular: use aplicativos
Nesta época do ano, também há ameças virtuais que podem gerar dor de cabeça aos consumidores como roubo de dados pessoais e clonagem de cartões. De acordo com Leandro Bennaton, gerente global de Segurança e Compliance do Terra Networks, no Natal há um aumento significativo de ataques de hackers, especialmente enviando e-mails falsos para contaminar computadores com vírus.
— O Brasil se tornou o segundo maior gerador de cibercrime do mundo. Observe se o site está protegido, se tem o cadeado e evite clicar em links enviados por e-mails. Para quem faz compras pelo celular, é mais seguro utilizar e baixar os aplicativos das lojas que, em geral, tem maior confiabilidade.
Fonte: Extra - 09/12/2015
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