< Voltar para Tópicos

Dívidas prescrevem em breve, em caso de protesto o que acontece?

Autor: Silvia - Santo André/SP
11/02/2022 | 16:28
Respostas: 1
Boa tarde, doutor!
Tenho algumas dívidas oriundas de dificuldades de anos passados, as quais estão no limite de prescrever. Sendo elas duas com cartões de lojas (prescrevem em junho) e uma com a porto seguro fiança (prescreve no scpc em novembro, porém por ser dívida de aluguel no meu entendimento seria protestável até 3 anos, vencidos em 11/2020).
Nos últimos dias tenho recebido ligações de um determinado número, que ao pesquisar pela internet aponta para um tal "Sistema de Cartório Certidões", na região da Praça da Sé, SP, reduto de escritórios de cobrança na capital. Mas são ligações mudas. Nunca falaram nada.
Cartório de protesto intima por telefone? Seria apenas um artifício para intimidação? Caso protestem alguma dívida nesse período anterior à prescrição, como fica a questão das datas de saída dos birôs de crédito?
Grata!

ResponderDenunciar Envie uma Mensagen para Silvia

Respostas

1
Autor: Lisandro Moraes - OAB: 43547 - Porto Alegre/RS
02/03/2022 | 09:27
A dívida de aluguel prescreve em 3 anos. Portanto, se protestarem antes da prescrição, por lei, devem tirar o protesto quando a dívida completar 3 anos (a contar do seu vencimento e não da data do protesto).
Se não fizerem, você pode entrar com uma ação pedindo o cancelamento do protesto em decorrência da prescrição da dívida.

ResponderDenunciarEnvie uma resposta para Lisandro