< Voltar para Tópicos

Dívida prescrita e inserida no serasa

Autor: Marcia - Rio de Janeiro/RJ
08/03/2021 | 23:20
Respostas: 2
Boa tarde! Necessito de uma orientação. Tenho uma dívida prescrita com o Santander há mais de 05 anos. Continuo recebendo cobrança (por SMS e telefone) de uma empresa (que creio tenha comprado a dívida do Santander). Não tenho respondido. Porém, agora recebi SMS informando que a dívida estava ativa no SERASA. Ao entrar no site do SERASA, realmente aparecem duas cobranças em separado por duas empresas distintas.
Devo desconsiderar?
O que isso pode comprometer meu crédito ou, até mesmo, verificação de empresas que queiram contratar meu trabalho? Estou desempregada e sei que algumas empresas pesquisam esse tipo de dívida no SPC de possíveis candidatos às vagas de emprego. Apesar de saber que é ilegal, sei que algumas empresas fazem isso.
Aguardo orientação e ajuda!
Grata

ResponderDenunciar Envie uma Mensagen para Marcia

Respostas

1
Autor: Lisandro Moraes - OAB: 43547 - Porto Alegre/RS
15/03/2021 | 16:11
SERVIÇO LIMPA NOME DA SERASA
Há muita discussão na justiça sobre a legalidade ou não deste tipo de cobrança. Particularmente, entendemos que não seria legal porque a SERASA é uma empresa de negativação de dívidas não pagas e não prescritas e não uma empresa de cobrança de dívidas prescritas. Bem como esta cobrança de dívidas prescritas pelo sistema denominado “Limpa Nome” confunde o consumidor a pensar que o nome está sujo e induz a pagar por uma dívida prescrita que ele não tem mais obrigação legal de pagar. A sugestão é abrir uma reclamação contra a SERASA no site www.consumidor.gov.br pedindo a exclusão da referida cobrança e se não fizerem, procure a justiça.

ResponderDenunciarEnvie uma resposta para Lisandro
1
Autor: Lisandro Moraes - OAB: 43547 - Porto Alegre/RS
15/03/2021 | 16:11
Se a dívida já tem mais de 5 anos você não tem mais nenhuma obrigação legal de pagar e eles não podem mais cobrar na justiça, colocar no SPC, SERASA, protestar, tampouco fazer penhora, bloquear CPF etc.
Portanto, simplesmente bloqueie os telefones que ligam ou mandam mensagem cobrando.
Em último caso, procure a justiça.

ResponderDenunciarEnvie uma resposta para Lisandro