Cadastro de contas atrasadas no serasa
Autor: Wagner - Seropédica/RJ
05/12/2018 | 22:10
Respostas: 1
Boa noite!
Verificando o site do SERASA, encontrei informações que desconhecia. Empresas compram dividas que ja prescreveram e informaram no SERASA como dividas em atraso, jogando o meu SCORE no chão. Gostaria de saber se é lícito tal prática. O que acredito que seja.
Exemplo: fiz um crédito para terceiros em meu nome, este que não foi honrado, e que me gerou uma divida de mais de R$50.000,00. Porém este já prescrito, agora aparece no serasa como dividas em atraso.
ResponderDenunciar
Envie uma Mensagen
para Wagner Verificando o site do SERASA, encontrei informações que desconhecia. Empresas compram dividas que ja prescreveram e informaram no SERASA como dividas em atraso, jogando o meu SCORE no chão. Gostaria de saber se é lícito tal prática. O que acredito que seja.
Exemplo: fiz um crédito para terceiros em meu nome, este que não foi honrado, e que me gerou uma divida de mais de R$50.000,00. Porém este já prescrito, agora aparece no serasa como dividas em atraso.
Respostas
1
Autor: Lisandro Moraes - OAB: 43547 - Porto Alegre/RS
07/12/2018 | 13:47
Eles podem colocar como dívidas em atraso? Em tese, podem, desde que esta informação fique restrita ao devedor, ou seja, não podem divulgar para terceiros e que eles explicitamente informem que aquela dívida está prescrita e, portanto, o devedor não tem mais nenhuma obrigação legal de pagá-la e que aquela "dívida atrasada" não influencia no score / pontuação de crédito.
Sou obrigado a pagar CONTAS ATRASADAS prescritas (com mais de 5 anos)?
NÃO! Após 5 anos da data de vencimento de uma dívida, se ela não foi cobrada na justiça, ela estará prescrita e, portanto, o devedor não tem mais nenhuma obrigação legal de pagá-la.
Portanto, dívidas atrasadas com mais de 5 anos não precisam mais ser pagas pelo devedor e a dívida não pode mais ser cobrada na justiça, protestada em cartório ou cadastrada em órgãos de restrição ao crédito como SPC e SERASA.
Contas atrasadas com mais de 5 anos não podem mais constar órgãos de restrição ao crédito como SPC e SERASA e não podem influenciar no score (pontuação) do consumidor, tampouco impedir ou limitar o crédito do consumidor junto ao mercado.
Se você se deparar com contas atrasadas prescritas (com mais de 5 anos) constantes em cadastros de restrição ao crédito, pode recorrer à Justiça pedindo a imediata exclusão e também poderá pedir indenização por danos morais se provar que elas prejudicaram na sua obtenção de crédito ou no seu score (pontuação).
Jurisprudência e Legislação
O Superior Tribunal de Justiça já decidiu que o prazo máximo é de 5 anos a contar da data de vencimento da dívida (REsp 1630659), confirmando o tempo previsto no Código de Defesa do Consumidor:
"Art. 43. O consumidor, sem prejuízo do disposto no art. 86, terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes.
§ 1° Os cadastros e dados de consumidores devem ser objetivos, claros, verdadeiros e em linguagem de fácil compreensão, não podendo conter informações negativas referentes a período superior a cinco anos."
O parágrafo 5º do mesmo artigo também fala que se estiver prescrito o direito de cobrança da dívida, não podem ser fornecidas informações negativas pelos cadastros de restrição ao crédito.
Vejamos:
"§ 5° Consumada a prescrição relativa à cobrança de débitos do consumidor, não serão fornecidas, pelos respectivos Sistemas de Proteção ao Crédito, quaisquer informações que possam impedir ou dificultar novo acesso ao crédito junto aos fornecedores."
O Novo Código Civil é claro quando afirma, no artigo 206, § 5º, que o direito de cobrança de dívidas prescreve em 5 anos.
"Art. 206. Prescreve:
§ 5o Em cinco anos:
I - a pretensão de cobrança de dívidas líquidas constantes de instrumento público ou particular;" ResponderDenunciarEnvie uma resposta para Lisandro