Banco alega que renegociei divida que "caducaria" no mesmo ano.
Autor: Cláudio - Goiânia/GO
23/10/2018 | 17:30
Respostas: 1
Prezados boa tarde,
Gostaria de orientação de como proceder. Fiz uma renegociação com o banco Santander e as 3 ultimas parcelas venceriam em 2012. Entrei com uma ação contra o banco no TJGO a respeito da cobrança que o banco alega que estavam inadimplentes e enfim o processo ainda está "correndo" no tribunal. O que ocorre é que, fui consultar meu CPF e tive uma surpresa pois consta uma anotação de 03/04/2017 no valor de 355,54 de um contrato que desconheço. Entrei em contato com a central do Santander e após muito tempo sem eles identificarem o que era a atendente me informou que eu deveria procurar a agencia do Santander para verificar mas que provavelmente a anotação seria referente a uma renegociação que eu havia feito... Deixei bem claro que não havia renegociado nada, pois tenho ação na justiça. Enfim, gostaria de saber como devo proceder nesse caso, pois eles precisam comprovar que fiz essa renegociação. Poderiam me sinalizar como devo proceder?
Obrigado
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para Cláudio Gostaria de orientação de como proceder. Fiz uma renegociação com o banco Santander e as 3 ultimas parcelas venceriam em 2012. Entrei com uma ação contra o banco no TJGO a respeito da cobrança que o banco alega que estavam inadimplentes e enfim o processo ainda está "correndo" no tribunal. O que ocorre é que, fui consultar meu CPF e tive uma surpresa pois consta uma anotação de 03/04/2017 no valor de 355,54 de um contrato que desconheço. Entrei em contato com a central do Santander e após muito tempo sem eles identificarem o que era a atendente me informou que eu deveria procurar a agencia do Santander para verificar mas que provavelmente a anotação seria referente a uma renegociação que eu havia feito... Deixei bem claro que não havia renegociado nada, pois tenho ação na justiça. Enfim, gostaria de saber como devo proceder nesse caso, pois eles precisam comprovar que fiz essa renegociação. Poderiam me sinalizar como devo proceder?
Obrigado
Respostas
1
Autor: Lisandro Moraes - OAB: 43547 - Porto Alegre/RS
24/10/2018 | 13:16
Se o banco alega que houve renegociação, ele deve provar a sua existência.
Portanto, com o comprovante de cadastro negativo você pode procurar as pequenas causas e entrar com um processo judicial questionando a existência da renegociação, pedindo a declaração de inexistência da mesma.
Também poderá pedir indenização por danos morais se este for seu único registro negativo (Súmula 385 do STJ). ResponderDenunciarEnvie uma resposta para Lisandro