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Cuidados ao comprar na internet
Comprar na Internet é certamente muito cômodo, permitindo a comparação instantânea de preços e o recebimento da compra em domicílio, e está se tornando cada dia mais freqüente o seu uso pelo público consumidor.
Mas cuidado, nem toda loja é idônea e o simples fato de ter uma página na internet não garante que ela realmente exista e que você vai receber o produto pelo qual pagou.
Portanto, aqui vão algumas dicas para você fazer uma boa compra na internet e evitar dores de cabeça:
Confirme o CNPJ da empresa vendedora
Sempre verifique que a loja escolhida possui CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e comprove se a situação cadastral esta ativa acessando o site da Receita Federal
O CNPJ deveria constar no site, se não constar ligue para a loja e peça o CNPJ, é obrigação o fornecimento desta informação.
Verifique o endereço físico da empresa
Quando você compra na Internet sempre verifique a idoneidade e a existência da empresa. Telefonar a empresa é uma forma de verificação.
O telefone fornecido não deve ser um celular, ele deve ser um numero fixo. Linhas começando com o digito 7, 8 ou 9 são em geral de celulares, portanto cuidado.
Se o número chamado não atende ou sempre esta ocupado, também pode indicar que a empresa não existe.
Se você for atendido confirme o endereço físico da empresa. Se a empresa recusar ou informar que é somente uma loja virtual e não possui endereço físico, desconfie, isto não é permitido para empresas.
Confirme o telefone
Continuemos com as verificações que você pode fazer para estabelecer a idoneidade da empresa vendendo na Internet.
Você agora possui uma copia da ficha cadastral do CNPJ da empresa, o telefone da empresa e o endereço físico da empresa.
Compare este com o endereço constando da ficha cadastral do CNPJ.
Se for a mesma, tudo bem, entretanto se for diferente ligue de volta para a empresa e pergunte se mudaram de endereço e qual era o endereço anterior.
Se não puderem responder, você já sabe, desconfie, pois o endereço cadastrado é o endereço oficial e legal da empresa.
Não esqueça do e-mail
Você continua querendo comprar na loja que você escolheu na Internet mais não consegue o CNPJ, não atendem ao telefone e não fornecem o endereço.
A recomendação seria: procure outro fornecedor.
Mas se você quiser insistir mande um e-mail pedindo estas informações. Se responderem, ótimo, verifique os dados e se estiverem corretos tome sua decisão.
Como regra geral o E-mail de uma empresa que vende pela Internet deve ter o mesmo endereço que a URL.
Ou seja se a loja se encontra em www.sualoja.com.br o e-mail deveria ser algumacoisa@sualoja.com.br e não algumacoisa@hotmail.com.br ou gmail ou terra ou uol etc... Que são normalmente e-mails de pessoas físicas.
Opiniões sobre a empresa e os produtos vendidos
Por último, mas não menos importante, você deve verificar as opiniões sobre a empresa e os produtos vendidos.
Você já verificou o CNPJ, o telefone, o endereço físico e o e-mail da empresa, mas gostaria de ter certeza que a loja vai lhe atender bem e que a garantia realmente funciona.
Para isto existem certos mecanismos que permitem verificar a opinião dos clientes que já compraram com a empresa.
Alguns sites, como Buscapé, Bondfaro, outros Portais de Venda e do Ebit você encontra opiniões escritas por clientes satisfeitos e insatisfeitos que avaliaram a empresa onde fizeram a compra.
Veja como exemplo o site Buscapé.
Lembre-se é seu direito verificar e questionar a empresa na qual você vai efetuar uma compra e é obrigação dela fornecer as informações que são de domínio publico.
Uma dica da empresa www.digitaldisc.com.br, onde você encontra os melhores preços e a maior garantia na compra de pen drives, mp3 e cartões de memória.
Mas cuidado, nem toda loja é idônea e o simples fato de ter uma página na internet não garante que ela realmente exista e que você vai receber o produto pelo qual pagou.
Portanto, aqui vão algumas dicas para você fazer uma boa compra na internet e evitar dores de cabeça:
Confirme o CNPJ da empresa vendedora
Sempre verifique que a loja escolhida possui CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e comprove se a situação cadastral esta ativa acessando o site da Receita Federal
O CNPJ deveria constar no site, se não constar ligue para a loja e peça o CNPJ, é obrigação o fornecimento desta informação.
Verifique o endereço físico da empresa
Quando você compra na Internet sempre verifique a idoneidade e a existência da empresa. Telefonar a empresa é uma forma de verificação.
O telefone fornecido não deve ser um celular, ele deve ser um numero fixo. Linhas começando com o digito 7, 8 ou 9 são em geral de celulares, portanto cuidado.
Se o número chamado não atende ou sempre esta ocupado, também pode indicar que a empresa não existe.
Se você for atendido confirme o endereço físico da empresa. Se a empresa recusar ou informar que é somente uma loja virtual e não possui endereço físico, desconfie, isto não é permitido para empresas.
Confirme o telefone
Continuemos com as verificações que você pode fazer para estabelecer a idoneidade da empresa vendendo na Internet.
Você agora possui uma copia da ficha cadastral do CNPJ da empresa, o telefone da empresa e o endereço físico da empresa.
Compare este com o endereço constando da ficha cadastral do CNPJ.
Se for a mesma, tudo bem, entretanto se for diferente ligue de volta para a empresa e pergunte se mudaram de endereço e qual era o endereço anterior.
Se não puderem responder, você já sabe, desconfie, pois o endereço cadastrado é o endereço oficial e legal da empresa.
Não esqueça do e-mail
Você continua querendo comprar na loja que você escolheu na Internet mais não consegue o CNPJ, não atendem ao telefone e não fornecem o endereço.
A recomendação seria: procure outro fornecedor.
Mas se você quiser insistir mande um e-mail pedindo estas informações. Se responderem, ótimo, verifique os dados e se estiverem corretos tome sua decisão.
Como regra geral o E-mail de uma empresa que vende pela Internet deve ter o mesmo endereço que a URL.
Ou seja se a loja se encontra em www.sualoja.com.br o e-mail deveria ser algumacoisa@sualoja.com.br e não algumacoisa@hotmail.com.br ou gmail ou terra ou uol etc... Que são normalmente e-mails de pessoas físicas.
Opiniões sobre a empresa e os produtos vendidos
Por último, mas não menos importante, você deve verificar as opiniões sobre a empresa e os produtos vendidos.
Você já verificou o CNPJ, o telefone, o endereço físico e o e-mail da empresa, mas gostaria de ter certeza que a loja vai lhe atender bem e que a garantia realmente funciona.
Para isto existem certos mecanismos que permitem verificar a opinião dos clientes que já compraram com a empresa.
Alguns sites, como Buscapé, Bondfaro, outros Portais de Venda e do Ebit você encontra opiniões escritas por clientes satisfeitos e insatisfeitos que avaliaram a empresa onde fizeram a compra.
Veja como exemplo o site Buscapé.
Lembre-se é seu direito verificar e questionar a empresa na qual você vai efetuar uma compra e é obrigação dela fornecer as informações que são de domínio publico.
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