Site oferece crédito de celular, mas rouba senha bancária
< Voltar para Dicas Úteis - Cuidado com os Golpes
6007 pessoas já leram essa notícia  

Site oferece crédito de celular, mas rouba senha bancária

A promessa é tentadora. Por e-mail ou pelo famoso site "Orkut", o usuário recebe a oferta de colocar, de graça, créditos em seu celular pré-pago, que, se comprados, custariam de R$ 10 a R$ 50. Basta baixar um programa no computador.

Só que, baixando o "gerador de crédito", como ele é chamado, o usuário instala um programa que pode roubar as senhas dos bancos e retransmiti-las aos golpistas, que podem usar a conta do dono do computador.

Um dos sites diz que oferece até "suporte on-line" e "atualização diária entre operadoras de celulares". Ele informa que consegue créditos das seguintes operadoras: Vivo, TIM, Oi, Claro, Telemig e Brasil Telecom. "O programa foi desenvolvido por ex-funcionários das empresas que tinham conhecimento da chave de criptografia responsável pela validação de todos os números para a liberação dos créditos", explica ainda o site --todas essas informações falsas são para que o usuário acredite que os créditos aparecerão como "mágica" em seu celular.

Após ter baixado o programa pedido, o computador fica com um vírus em sua memória que monitora as teclas quando o usuário entra em um site de um banco. Ao captar as senhas, as informações são armazenadas em um arquivo que será enviado, depois, aos e-mails dos golpistas.

Cuidados

A dica é desconfiar de qualquer programa enviado por e-mail ou que possa ser baixado de algum site --ainda mais se, por trás do pedido para baixar o arquivo, está uma promessa bem difícil de ser concretizada. O ideal é ter mais de um antivírus em sua máquina, e desconfiar do programa mesmo que não seja detectado nenhum vírus.

Polícia

O Departamento de Crimes Eletrônicos da Polícia Civil de São Paulo registra queixas sobre e-mails com vírus e golpes pela internet.

Já há registro de golpes aplicados prometendo crédito de celular e de outras promessas ou informações. Ao abrir o e-mail, o internauta permite que o vírus invada o seu computador.

Os assuntos variam. Houve e-mail que mandava cartão de congratulações, que informava sobre o cadastro no SPC e que alertava sobre multa de trânsito que o internauta teria recebido. Todos eram falsos, tentando espalhar vírus e dar golpes.

Fonte: Folha Online, 28 de setembro de 2005. Na base de dados do site www.endividado.com

6007 pessoas já leram essa notícia  

Perguntas e Respostas relacionadas

Notícias

Ver mais notícias

Perguntas e Respostas

Ver mais perguntas e respostas