Serasa mostra como escapar de golpes virtuais
< Voltar para Dicas Úteis - Cuidado com os Golpes
4759 pessoas já leram essa notícia  

Serasa mostra como escapar de golpes virtuais

Agência Anhangüera

Já não basta garantir os direitos do consumidor em lojas reais. É preciso também orientá-lo no mundo virtual. E é precisamente o que procura fazer o "Guia Serasa de Orientação ao Cidadão - Saiba como reduzir o risco de vírus, hackers e outras ameaças e ter mais segurança na internet", que já está no Serviço Serasa Gratuito de Orientação ao Cidadão.

A publicação é distribuída gratuitamente nas agências da Serasa em todo o Brasil. Para sua elaboração, foram ouvidos especialistas em diversas áreas. O guia, que tem linguagem bastante didática, oferece dicas de cuidados na internet para todo cidadão - principalmente aquele que não entende nada do assunto.

A publicação mostra que não é preciso investimento financeiro e conhecimento técnico para estar seguro na internet. "Os cuidados que nos protegem contra 80% dos ataques são feitos de educação e bom senso. O guia traz grande parte dessas orientações que podem ajudar o cidadão significativamente em seu dia-a-dia", afirma Anna Carolina Aranha, da Microsoft Brazil Security Leader.

"Finalmente, a Serasa leva a mensagem de que a internet e tudo o que ela nos propicia, em termos de acesso à informação, facilidade de comunicação, praticidade na hora de realizarmos nossas compras e pagarmos nossas contas, deve ser usufruído em sua plenitude por todos", afirma Otávio Luiz Artur, diretor do Instituto de Peritos em Tecnologias Digitais e Telecomunicações, outro que participou da elaboração do guia.

"Mas temos que manter sempre em mente que o mundo virtual nada mais é do que uma evolução ou uma extensão do nosso mundo real, e que portanto traz todas as vantagens e desvantagens que ele sempre possuiu e possuirá. Por isso, todos os cuidados que tomamos, e que ensinamos aos nossos filhos a tomar, aqui na vida real, devem ser levados também para esse universo virtual. Fazendo assim, estaremos usufruindo de tudo o que ele tem de bom e nos protegendo daquilo que ele tem de perigoso", conclui Luiz Artur.

A publicação está disponível para todos os interessados na internet, e pode ser acessada no endereço www.serasa.com.br/guiainternet.

O guia é o nono título da "Série Serasa Cidadania", que tem o objetivo de investir em publicações que contribuam para melhorar a vida dos brasileiros, nos mais diferentes aspectos e com abordagens bastante variadas.

É só conferir os outros títulos da série: "Dinheiro não é brincadeira" (um gibi para crianças); " Saiba como evitar a inadimplência e garantir o seu futuro"; "Saiba como reduzir o risco de se tornar vítima da violência"; "Saiba como amadurecer mantendo a saúde, os direitos, o prazer e o bom humor"; "Saiba como ter mais qualidade de vida com saúde, alegria e equilíbrio"; "Cantando e Conhecendo os Hinos Brasileiros"; "Vencedor não usa Drogas"; e "Direitos do Portador de Necessidades Especiais".

Fonte: Cosmo On Line

4759 pessoas já leram essa notícia  

Perguntas e Respostas relacionadas

Notícias

Ver mais notícias

Perguntas e Respostas

Ver mais perguntas e respostas