Paguei uma dívida prescrita. Posso pedir meu dinheiro de volta?
< Voltar para Dívidas - Dívidas
326 pessoas já leram essa notícia  

Paguei uma dívida prescrita. Posso pedir meu dinheiro de volta?

O que é prescrição?

Prescrição é a perda do direito de exigir na justiça a cobrança da dívida.

Portanto, se o credor não entrou na justiça cobrando a dívida dentro do prazo estabelecido pela lei (geralmente de 5 anos), prescreveu o seu direito e ele não poderá mais fazer esta cobrança na justiça.

Entretanto, mesmo com a prescrição a dívida em si continua existindo, o que deixa de existir com a prescrição é a obrigação legal de pagá-la.

Ou seja, mesmo após a prescrição as empresas podem continuar lhe cobrando via carta, mensagens, e-mail, telefonemas e até pessoalmente, o que elas não podem mais fazer é cobrar na justiça, colocar no SPC e SERASA ou protestar a dívida.

Entretanto, você não tem nenhuma obrigação legal de pagar dívidas prescritas e tem o direito de ignorar as cobranças e bloquear e-mails e números de telefones que mandam mensagens e fazem ligações.

No caso de dívidas civis (incluindo dívidas com bancos, financeiras, lojas e outras que envolvam relações de consumo), se você pagou a dívida após o prazo de prescrição, mesmo sem saber que estava prescrita, não poderá pedir a devolução do dinheiro pago pois, conforme explicado acima, a dívida em si continua existindo.

Fonte: SOSConsumidor

326 pessoas já leram essa notícia  

Notícias

Ver mais notícias

Perguntas e Respostas

Ver mais perguntas e respostas