Orçamento: evite os locais onde você é induzido a gastar e economize!
< Voltar para Dicas Úteis - Dicas Úteis
1590 pessoas já leram essa notícia  

Orçamento: evite os locais onde você é induzido a gastar e economize!

SÃO PAULO - Seu telefone toca e do outro lado da linha está a gerente daquela loja que você adora, avisando que o estabelecimento está liquidando toda a coleção passada. Você, então, se entusiasma e já começa a sonhar com as peças que irá adquirir.

Entretanto, num momento de lucidez, você se recorda que está com os cartões de crédito estourados e devendo todo o limite do cheque especial.

Evite certos lugares

Caso você tenha se identificado com a situação acima, está na hora de parar e refletir sobre seus hábitos de consumo, que provavelmente estão atolando-o em dívidas e fazendo-o ter muita dor de cabeça.

Para começo de conversa, é preciso que você pare de freqüentar certos lugares, para evitar os impulsos consumistas. Comece passando longe desta loja que você tanto gosta, por exemplo.

Além disso, evite os passeios em shopping centers, bazares e feirinhas de artesanato: lembre-se que, se você não estiver no local, não vai ficar tentado a gastar. Apesar de parecer uma atitude radical, seu bolso agradecerá no fim das contas.

Restaurantes e supermercados

Os que apreciam uma boa comida devem manter distância dos restaurantes caros ou, pelo menos, freqüentá-los apenas uma ou duas vezes por mês. Lembre-se do quanto você vai economizar e permaneça firme em sua decisão.

As idas ao supermercado também devem ser controladas. Além de fazer uma lista, procure sair apenas com o dinheiro que pode gastar nas compras. Dessa maneira, você não corre o risco de extrapolar.

As companhias também podem influenciar...

Mesmo fazendo um grande esforço para economizar, você pode acabar fazendo dívidas indesejadas, por causa de certas companhias. Por isso, evite ir ao shopping com aquele amigo que adora gastar e deixe as crianças em casa na hora das compras.
Fonte: InfoMoney, 29 de novembro de 2006. Na base de dados do site www.endividado.com

1590 pessoas já leram essa notícia  

Perguntas e Respostas relacionadas

Notícias

Ver mais notícias

Perguntas e Respostas

Ver mais perguntas e respostas