Golpe na web usa "ligação telefônica" para roubar dados bancários
< Voltar para Dicas Úteis - Cuidado com os Golpes
6777 pessoas já leram essa notícia  

Golpe na web usa "ligação telefônica" para roubar dados bancários

Clientes de um banco da Califórnia (EUA) receberam recentemente mensagens de e-mail pedindo que ligassem para seu banco devido a problemas em sua conta. Era mais um golpe de piratas virtuais, que tinham por objetivo obter informações financeiras, em um novo método criminoso batizado de vishing.

A fraude pela internet conhecida como phishing, na qual as pessoas recebem um e-mail que os direciona a um site falso com a finalidade de obter seus dados financeiros, já existe há anos, mas o novo caso registrado na Califórnia representa um novo tipo de golpe, informaram funcionários do governo norte-americano e especialistas em segurança.

Diferente do phishing, o chamado vishing se baseia na telefonia VoIP ("voice over Internet Protocol", ou voz sobre IP, tecnologia em que a voz trafega não pela linha telefônica, mas pelo cabo da internet, portanto sem cobrança de pulsos telefônicos). Em vez de levar o internauta a um site falso, o novo golpe o induz a ligar para um número - como uma ligação telefônica, mas pelo sistema VoIP - e declarar seus dados bancários.

"É um fenômeno bastante novo", disse Lisa Hone, assistente de direção do gabinete federal para a proteção dos consumidores.

Os criminosos responsáveis pelos e-mails enviados a clientes do Santa Barbara Bank and Trust, da Califórnia, ainda não foram capturados, mas o banco alertou seus clientes sobre a fraude. O e-mail pedia aos clientes que ligassem para um número aparentemente local para solucionar um problema em sua conta.

Segundo a empresa de segurança na internet Websense, quando ligavam, os clientes ouviam uma mensagem gravada pedindo para que dessem o número da conta. A Websense divulgou uma cópia do falso e-mail, com link para a gravação fraudulenta, em 23 de junho.

Dan Hubbard, vice-presidente de investigação sobre segurança na Websense, informou que o grupo avisou o banco, filial do Pacific Capital Bancorp. A instituição não quis comentar o caso, mas mas o site do banco alertou seus clientes sobre o problema.

"Definitivamente é uma nova tendência. É algo que está aumentando, mas ainda não é tão grande quanto a ameaça de sites falsos na internet ou atividades criminosas mediante códigos enganosos. Estamos falando de dezenas de milhares contra um punhado de casos", disse Hubbard. Ele advertiu que fraudes similares foram tentadas com usuários da companhia de pagamentos pela internet PayPal e do site de leilões eBay.

Uma fraude baseada no sistema VoIP pode ser montado com muita facilidade, segundo especialistas em segurança. Há relativamente poucas companhias que oferecem esse serviço, e em geral há menos controles do que quando se abre uma conta em uma companhia tradicional.

Fonte: France Presse

6777 pessoas já leram essa notícia  

Perguntas e Respostas relacionadas

Notícias

Ver mais notícias

Perguntas e Respostas

Ver mais perguntas e respostas