Golpe anuncia “liberação de pecúlio da previdência privada”
< Voltar para Dicas Úteis - Cuidado com os Golpes
6838 pessoas já leram essa notícia  

Golpe anuncia “liberação de pecúlio da previdência privada”

Inúmeros porto-alegrenses estão recebendo, por cartas e e-mails, informações - falsamente dando como origem uma vara cível do Foro de São Paulo - trazendo a `boa notícia` de que o destinatário tem `disponível para resgate os valores de contribuição previdenciária abaixo descritos`. Para dar ares de suposta autenticidade, há o timbre do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Segue um tópico intitulado `Dos Seus Direitos`, que informa o valor da liberação e da correção monetária (somados, são R$ 14.800,00). Em seguida, vem um registro sobre `obrigações fiscais`, especificando os `emolumentos do cartório` e o `imposto estadual` (estes, em média, de R$ 1.520,00).

Sob o aceno de que o dinheiro está para ser liberado, o destinatário é convidado a ligar a uma determinada Vara Cível de São Paulo. A chamada para o número convencional é respondida por uma gravação: `telefone temporariamente fora de serviço`. Em seguida, o interessado é sugerido a ligar para um celular, onde deve ser deixada a mensagem na caixa postal.

Mais tarde, o `Dr. Ciro` dá retorno, confirmando todos os dados do suposto processo e pedindo a imprescindível remessa antecipada dos emolumentos cartorários e do imposto destinado à Fazenda Estadual - o que deve ser feito a uma conta bancária - de um laranja, evidentemente.

Trata-se, em poucas palavras, de um golpe.

Fonte: Espaço Vital Virtual, 13 de março de 2007

6838 pessoas já leram essa notícia  

Perguntas e Respostas relacionadas

Notícias

Ver mais notícias

Perguntas e Respostas

Ver mais perguntas e respostas