TVs lideram queixas sobre produtos promocionais da Copa no Reclame Aqui
Publicado em 10/07/2018 , por Marta Cavallini,
Queixas ultrapassam 3 mil em três semanas, 10% acima do último mundial, em 2014; problema mais relatado foi o atraso na entrega e produto não recebido.
Em três semanas de Copa do Mundo, o site de registros de reclamações e denúncias de consumidores contra empresas, o Reclame Aqui, recebeu mais de 3 mil queixas de produtos com os termos "Copa" e "Copa do Mundo".
Desde a estreia do mundial, no dia 14, até as 11h desta quinta-feira (5), foram registradas queixas principalmente para as categorias de eletroeletrônicos, tendo as TVs liderando com folga a lista de produtos que geraram algum problema na venda, com 67% das reclamações. Em segundo lugar aparecem os serviços de TV por assinatura, com 4,92% das reclamações.
Em cada uma das três semanas da Copa, as TVs se mantiveram no topo das reclamações entre os produtos, e a categoria eletroeletrônicos também foi a mais mencionada pelos consumidores no período.O problema mais relatado foi o atraso na entrega e produto não recebido.
Grandes varejistas aproveitaram os meses que antecederam a Copa para fazer promoções inusitadas de televisores. Um deles chegou a aceitar aparelhos antigos como entrada na compra de uma TV nova. Outro ofereceu um televisor extra por R$ 1 na compra de um aparelho acima de 60 polegadas.
Álbum da Copa entre os mais reclamados
O álbum de figurinhas da Copa aparece entre as categorias mais reclamadas no período. Na última semana, por exemplo, o produto respondeu por 13,4% das queixas, o terceiro mais reclamado.
Na comparação com a última Copa do Mundo no Brasil, houve um aumento de 10,3% nas queixas – de 2.759 em 2014 para 3.044 nas primeiras três semanas de torneio deste ano.
Segundo o diretor de Marketing do Reclame Aqui, Felipe Paniago, geralmente há um grande ciclo de troca de televisores de quatro em quatro anos devido à Copa. Os cidadãos ficam ansiosos para o grande evento, colocam muita expectativa e até um alto investimento, como a compra de uma TV.
"Qualquer quebra no fluxo do planejamento gera muita reclamação. Podemos confirmar isso com o aumento de 10% de reclamações em relação ao último Mundial", diz Paniago.
Veja os comparativos:
Produtos mais reclamados
1ª semana (14/6 a 21/6)
TV - 67%
TV por assinatura - 4,92%
Smartphone - 3%
2ª semana (22/6 a 28/6)
TV - 43,7%
Smartphones - 6,3%
Camisetas - 4,7
3ª semana (29/6 a 5/7)
TV - 41,8%
Celular - 5%
Camisetas - 3,3%
Categorias mais reclamadas
1ª semana
Eletroeletrônicos - 49,6%
Problemas com o atendimento - 10%
Editoras (álbum de figurinhas da Copa) - 6,8%
Celulares e smartphones - 4,3%
Problemas com o site - 4,3%
2ª semana
Eletroeletrônicos - 36,3%
Editoras (álbum de figurinhas da Copa) - 7,8%
Celulares e Smartphones - 5,7%
Artigos Esportivos - 5,3%
Problemas com o site - 4,9%
3ª semana
Eletroeletrônicos - 28,2%
Problemas com atendimento - 14%
Editoras (álbum de figurinhas da Copa) - 13,4%
Eletrodomésticos - 5%
Smartphones - 5%
Problemas mais mencionados
1ª semana
Atraso na entrega e produto não recebido - 55,5%
Produto com defeito/devolução - 5,4%
Aplicativos - 2,7%
Mau atendimento - 2,2%
Propaganda enganosa - 2,1%
2ª semana
Atraso na entrega e produto não recebido - 45,3%
Produto com defeito/devolução - 8,8%
Propaganda enganosa - 3,2%
Mau atendimento - 3,2%
Produto errado - 2,7%
3ª semana
Atraso na entrega e produto não recebido - 43,2%
Mau atendimento - 4,8%
Produto com defeito - 3,3%
Troca/Devolução de produto - 3,3%
Propaganda enganosa - 2,8%
Copa de 2014
Na Copa do Mundo no Brasil, em 2014, no período de 12 a 26 de junho (três semanas de torneio) foram registradas 2.759 reclamações. Em novembro de 2015, o Reclame Aqui passou a fazer uma nova classificação na sua categorização de empresas e de reclamações, então, alguns termos nos motivos de queixa ficaram mais assertivos.
Em 2014, não era possível classificar somente por produto, por exemplo. Portanto, não foi possível localizar especificamente a posição dos televisores entre os itens.
Principais motivos de queixa:
Desrespeito ao consumidor - 21,7%
Me sinto prejudicado- 19,9%
Atraso na entrega- 13%
Categorias mais reclamadas:
Lojas virtuais - 19,8%
TV e TV por assinatura - 9,7%
Telefonia/Celular- 8,6%
Fonte: G1 - 09/07/2018
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