Brindes no WhatsApp têm cheiro de golpe
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Brindes no WhatsApp têm cheiro de golpe

Publicado em 17/05/2018 , por Maria Inês Dolci

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Usar meios de comunicação instantâneos, digitais, exige responsabilidade e bom senso
       
Quem duvidava que os criminosos também pegassem carona no sucesso do WhatsApp para aplicar seus golpes?

Dezenas de milhares de brasileiros clicaram em um link que supostamente os habilitaria a ganhar um ingresso para o filme “Vingadores: Guerra Infinita”. Link malicioso, é claro.

 

Outros virão, certamente, porque continuamos compartilhando vídeos, fotos, correntes, gifs, fake news, sem checar se contêm vírus, atormentando a vida de amigos, familiares, colegas e conhecidos. Já está passando da hora de entender que usar meios de comunicação instantâneos, digitais, exige responsabilidade e bom senso.

Há algo em comum entre os novíssimos e os antiquíssimos golpes, que viraram folclore, como o do bilhete premiado, em troca do qual o criminoso exigia dinheiro vivo: a cobiça que afeta o raciocínio. Somos prejudicados quando desligamos o desconfiômetro pela vontade de levar vantagem.

Um ingresso de cinema, obviamente, é um brinde barato. Clicar em um link, contudo, facilita a vida dos malfeitores.

Temos de ficar ligados até em emails promocionais. O ideal é clicar no site da empresa responsável pela promoção. Um amigo recebeu inúmeras mensagens eletrônicas atribuídas a uma companhia aérea, alegando mudança de horário em um voo. Isso exigiria dele clicar em um link para verificar se aceitaria a troca proposta pela companhia, ou se escolheria outra opção.

Ele entrou no site da empresa aérea, e não havia mudança alguma. Seria muito fácil cair neste golpe. Assim como nunca devemos confirmar nosso nome uma ligação telefônica. O correto é o tradicional “quer falar com quem?”.

Pode parecer excesso de precaução, mas há muitas pessoas que se dedicam a inventar novas formas de enganar os outros. Hoje já não tentam vender o Pão de Açúcar nem o Viaduto do Chá, mas ainda vendem bilhetes premiados, por incrível que pareça.

Em meio a centenas de emails, mensagens de WhatsApp e outros meios de comunicação digital, podemos nos descuidar e ter muito prejuízo. O pior é quando as perdas não se restringem a dinheiro. Atenção redobrada, portanto. Na dúvida, abra mão de qualquer prêmio, convite, promoção e benefício.

Fonte: Folha Online - 16/05/2018

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