Não perca a Semana Nacional de Educação Financeira
< Voltar para notícias
384 pessoas já leram essa notícia  

Não perca a Semana Nacional de Educação Financeira

Publicado em 15/05/2018 , por Marcia Dessen

Evento começa nesta segunda (14) e oferece muita coisa de graça, pelo país todo

Começa nesta segunda-feira (14) a 5ª Semana Nacional de Educação Financeira —Semana Enef. Até o dia 20, você poderá participar, gratuitamente, de ações de educação financeira promovidas por entidades públicas e privadas por todo o país. Em 2017, foram mais de 3.600 ações, de 101 instituições, alcançando 3 milhões de pessoas em 21 cidades de 17 estados.

Educação financeira visa capacitar o cidadão para lidar com dinheiro e com o sistema financeiro, sendo capaz de compreender a importância da geração de renda e da administração dela para sua sobrevivência ao longo de toda a sua vida.

Educa também no sentido de desenvolver comportamentos e atitudes voltados à manutenção de uma vida financeira equilibrada, possível quando gastamos menos do que ganhamos, acumulando uma boa reserva financeira, contraindo dívidas apenas com o intuito de construir patrimônio.

A Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira) é uma iniciativa pública que reconhece a educação financeira e previdenciária como ferramenta de inclusão social, de melhoria da vida do cidadão e de promoção da estabilidade, concorrência e eficiência do sistema financeiro do país.

Por reconhecer que o desafio é de todos, entidades privadas também integram a iniciativa da Enef.

As diversas ações de educação financeira são coordenadas pelo Conef (Comitê Nacional de Educação Financeira), formado por órgãos e entidades públicas e representantes da sociedade civil.

Acesse a agenda de eventos e procure um evento perto de você. Na agenda é possível selecionar eventos abertos ao público, a data e a cidade do evento e localizar um tema de seu interesse.

A Semana Nacional de Educação Financeira estimula o desenvolvimento de iniciativas alinhadas à Enef que contribuam para a promoção de conhecimento, informação e orientação em educação financeira.

Se você se interessa pelo assunto, já possui uma iniciativa alinhada com o conceito de educação financeira, mas se constata que sua cidade ainda não participa da semana Enef, conheça os critérios e cadastre sua iniciativa que deve observar as finalidades e as diretrizes dela, em especial a gratuidade, a ausência de qualquer viés comercial e a proibição de venda de produtos ou serviços.

Não seria bom se a educação financeira estivesse no ambiente escolar? Sim, está chegando lá!

Com o objetivo de introduzir a educação financeira em todo o processo de formação de crianças e jovens, a Enef desenvolveu o Programa Educação Financeira nas Escolas, levando esse conhecimento para a educação básica.

Os programas transversais estão sob a coordenação da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), que desenvolve tecnologias sociais e educacionais que podem ser reaplicadas por qualquer pessoa ou organização interessada, dando assim a escala necessária ao tema educação financeira. Saiba mais aqui.

No mesmo site você vai encontrar informação sobre o Programa Educação Financeira de Adultos, inicialmente dirigido a dois públicos-alvo prioritários, em situação de vulnerabilidade: mulheres beneficiárias do Bolsa Família, cujo programa objetiva contribuir para melhorar a gestão do orçamento familiar; e aposentados com renda de um a dois salários mínimos, com o intuito de redução e prevenção do superendividamento por meio do crédito consignado. 

 

Fonte: Folha Online - 14/05/2018

384 pessoas já leram essa notícia  

Notícias

Ver mais notícias

Perguntas e Respostas

Ver mais perguntas e respostas