Vejas as formas de pagamento que serão utilizadas pelo consumidor em breve
< Voltar para notícias
280 pessoas já leram essa notícia  

Vejas as formas de pagamento que serão utilizadas pelo consumidor em breve

Publicado em 10/08/2017

Pulseira com comunicação de proximidade e pagamento por selfie são algumas novidades que muito em breve farão parte da rotina de consumo

Já se tornou hábito do consumidor brasileiro fazer suas compras e utilizar como meio de pagamento cartão de crédito ou débito, não é mesmo? Esse costume faz com que o setor de cartões tenha forte expansão, sendo que só este ano a expectativa é de alta de 7,5%, segundo projeções da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito (Abecs).

Comodidade e facilidade são os fatores que colaboram para o potencia desta forma de pagamento, porém outros meios têm despontado como promissores no mercado brasileiro. Na era do chamado “pagamento sem atrito”, as palavras de ordem são conveniência, agilidade e segurança, que para o consumidor , devem estar presentes em toda a sua jornada e experiência de compra.

Veja abaixo cinco formas de pagamento que prometem mudar a vida do consumidor brasileiro nos próximos anos:

Pulseiras inteligentes

Uma pulseira capaz de efetuar pagamentos de forma rápida e segura. Ela, segundo uma das empresas que estão produzindo o equipamento – a Stone de processamento de pagamentos – é equipada com a tecnologia NFC, de comunicação de proximidade , que permite o quitar débitos sem a necessidade de contato físico. Pode parecer surreal, mas isso seria ótimo a motociclista que pegam estrada com frequência, já que pagariam da mesma  forma que os carros que possuem pagamento automático de pedágio .

Pagamento online na lotérica

Duas empresas, a MundiPagg e a SafetyPay, se uniram para desenvolver uma plataforma de pagamento em que o cliente não precisar ter uma conta em banco. A ferramenta pode ser usadas por lojas virtuais, que passam a ofertar mais uma forma de pagamento aos clientes. O mesmo, para efetuar o pagamento, deve se dirigir a uma lotérica, apresentar um token de identificação e a confirmação da compra acontece em tempo real, o que facilita a entrega do produto adquirido pela internet.

Ônibus no cartão

A parceria da adquirente Stone com a Autopass, a Mastercard e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), tornou possível desenvolver uma solução em que o pagamento da passagem poderá ser feito por meio do cartão de débito, crédito ou os pré-pagos. O sistema funciona graças à tecnologia contactless (sem contato), em que o usuário aproxima o cartão de um leitor digital para efetuar a compra da passagem.

Pagamento por selfie

Um selfie será capaz de quitar suas compras.  O banco digital Neon lançou uma função em que seus clientes, usuários dos cartões da operadora Visa, podem validar as compras online por meio de reconhecimento facial. O cliente do Neon tira uma foto no momento em que a abre sua conta e ela é armazenada e pode ser usado em substituição da senha numérica ou da impressão digital.  Ao fazer uma compra, o consumidor, então, tira uma selfie e o sistema de segurança e autenticação faz o pareamento para verificar se a imagem corresponde à foto cadastrada no sistema.

Biometria

A Mastercard já está testando sistema que, além de reconhecimento facial , usa leitura biométrica de impressões digitais para pagamentos de compras realizadas na internet. A Mastercard Identity Check, que já opera em 14 países, funciona por meio de smartphones, tablets e desktops conectados à rede. Muito em breve, o consumidor poderá escolher como pagar suas compras sem a necessidade do dinheiro em espécie ou do boleto bancário.

Fonte: Brasil Econômico - 09/08/2017

280 pessoas já leram essa notícia  

Notícias

Ver mais notícias

Perguntas e Respostas

Ver mais perguntas e respostas