Sony volta a vender TVs mais baratas no Brasil para ganhar volume
Publicado em 19/04/2017 , por Maria Cristina Frias
Depois de dois anos com a produção de televisores voltada quase que exclusivamente ao segmento de ultra-alta definição (ou 4K), a Sony retomará o lançamento de itens mais baratos no Brasil.
"Voltaremos a adicionar produtos à linha 2K, que representa o grande volume de vendas", diz Hiroki Chino, presidente da empresa no país.
A única TV de menor valor agregado da Sony de 40 polegadas, custava, em 2016, R$ 2.150, menos da metade do modelo de entrada de ultra-alta definição (R$ 4.400).
A expectativa é ter quatro novos itens no segmento mais barato, que representa quase 90% do mercado brasileiro.
"Televisores e smartphones sairão mais rápido da crise. O grande desafio é recuperar outras categorias, como áudio e linha branca", afirma Chino.
Em fevereiro, as vendas de TV da empresa no Brasil cresceram 5% em volume, em relação ao mesmo mês de 2016.
A Sony tem 50% de capacidade ociosa em sua fábrica de Manaus. No México e no Sudeste Asiático, o índice é inferior a 20%.
"Novos aportes na planta estão descartados no momento. Estamos preparados para aumentar a capacidade produtiva, se necessário." Importar mais componentes também está fora dos planos.
Atualmente, a Zona Franca de Manaus é essencial para a operação brasileira, segundo o empresário. "Se encerrássemos a produção local, os preços seriam 50% maiores", diz ele.
RAIO-X
US$ 5 BILHÕES
(R$ 15,5 bilhões) foi o faturamento global da Sony com TVs entre abril e dezembro de 2016
-10,9%
foi a queda das vendas do segmento no período
US$ 714 MILHÕES
(R$ 2,21 bilhões) foi o lucro líquido do grupo
Fonte: Folha Online - 18/04/2017
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